×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeituras programam verão

Municípios da região com vocação turística preparam eventos para a virada do ano e também a melhor temporada que vai até março

Economia
Por Redação
10 de dezembro de 2018 - 0h01

O sol e as altas temperaturas lembram diariamente aos campistas: o verão está aí. Passadas as festas de fim de ano, o recesso escolar faz a alegria de quem gosta de viajar e o destino preferido nesta época, é claro, são as praias. O movimento no litoral é não só uma oportunidade para quem trabalhou o ano inteiro descansar, mas também para o comerciante local lucrar com a presença dos veranistas. Este aspecto econômico geralmente é estimulado pelas Prefeituras como programações especiais, pensadas para tornar os municípios mais atraente para os turistas. Mas, na região, nenhuma cidade anunciou, ainda, sua agenda para depois do Réveillon.

O Jornal Terceira Via entrou em contato com as assessorias das Prefeituras de Campos, São João da Barra e Quissamã e para saber o que está sendo programado para o verão. Foi tentado, também, contato com a assessoria da da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, sem sucesso. Os quatro municípios concentram alguns dos principais destinos dos veranistas regionais, praias como Farol de São Thomé, Atafona, Grussaí, Barra do Furado, João Francisco, Santa Clara e Guaxindiba, só para citar algumas.

Em Campos, a Prefeitura prepara o Alô Farol 2019. De acordo com a assessoria de imprensa, uma comissão “acerta os últimos detalhes” da estrutura do evento, que contará com programação cultural, esportiva e socioambiental organizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Sobre a data da divulgação das atrações, a nota se resume a dizer que será divulgada “em breve”.

Região

A Prefeitura de Quissamã reforçou a programação de fim de ano e garantiu que a agenda do verão logo no início de 2019.

“A Prefeitura de Quissamã faz os últimos ajustes na programação do verão 2019. O réveillon na Praia de João Francisco terá o grupo Revelação como atração principal. Haverá ainda shows nas praias de Barra do Furado e Visgueiro, com artistas regionais. No dia 1º de janeiro, a praia de João Francisco será agitada por um trio elétrico, na orla, e show local, nas Casuarinas. A grade completa do verão será divulgada na primeira semana de janeiro”.

A Prefeitura de São João da Barra não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Inscrições abertas para ambulantes

Os ambulantes interessados em trabalhar durante a temporada do Verão 2019 em Farol de São Thomé, podem se inscrever a partir desta segunda-feira (10). Concorrerão aqueles que estiverem regularmente inscritos e atuando nos eventos do Município.

A inscrição é obrigatória e deve ser feita até o dia 12 na sede da Superintendência de Fiscalização de Posturas, na rua Tenente Coronel Cardoso, número 91, no Centro, de 9h às 12h e das 14h às 16h. O edital completo foi publicado na edição do Diário Oficial do dia 4.

Os interessados devem apresentar uma cópia dos seguintes documentos: registro geral, CPF, comprovante de residência, comprovante de autorização do Verão 2018, além de realizar o pagamento de dois Uficas. O Microempreendedor Individual (MEI) está isento do pagamento da taxa mediante apresentação das três últimas guias pagas.

As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 32 vagas para barracas, destinadas à venda de bebidas e alimentos; 60 vagas para carrinho circulantes; 15 vagas para pipocas e churros; 5 vagas para camas elásticas; 10 vagas para barracas, destinadas à venda de artesanato. As barracas deverão ser modelo padrão chapéu de bruxa, medindo 3X3 m, com fechamento lateral na cor branca. Em caso de cama elástica, deve-se apresentar o ART atualizado.

As taxas pagas devem ser apresentadas até a sexta-feira (14). O sorteio das vagas para barracas ocorrerá no dia 17, às 10h. A entrega das identificações será nos dias 20 e 21 deste mês.