×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Caso Edifício Vollare: comissão esclarece fatos nesta sexta

Uma coletiva de imprensa está marcada com presença dos responsáveis pela obra e Defesa Civil municipal

Campos
Por Redação
6 de dezembro de 2018 - 18h41

A Comissão de Obras do Condomínio Vollare dará uma entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (7), às 10h, à Rua Mariano de Brito, 68, Parque Tamandaré , em Campos dos Goytacazes. Estarão presentes para esclarecimento de dúvidas  sobre este episódio: a Comissão de Obras do Condomínio Vollare; o Corpo Técnico responsável pela obra; e a Defesa Civil Municipal. Na oportunidade, será apresentada a real situação do prédio que está passando por medidas emergenciais para garantir a total segurança de todos os envolvidos.

O prédio Vollare foi evacuado no dia 25 de novembro, após um forte estrondo que teria partido de uma das vigas de sustentação. Os ocupantes de um imóvel situado ao lado do edifício de 14 andares também foram orientados a deixarem o local.

 

Interdição

A Coordenadoria municipal de Defesa Civil enviou equipe ao Edifício Vollare, na Pelinca, na manhã do dia 25 de novembro, por volta das 11h, após informação de explosão. Em conjunto com a empresa responsável pelo serviço, e por medida de segurança, foi decidida pela evacuação do prédio. Os moradores do edifício citado foram orientados a desocuparem de imediato os apartamentos, para nova avaliação e reforço da estrutura. O proprietário do imóvel vizinho também foi recomendado à desocupação temporária. O atual responsável pelo condomínio foi notificado pelo órgão municipal para que tomem as medidas cabíveis para reestruturação do prédio e segurança dos moradores.

Resposta da construtora

A Dac Construções e Pavimentações LTDA – EPP, empresa que construiu o edifício Vollare, situado na Rua Mariano de Brito, informou em nota que: conta com profissionais especializados na elaboração de seus projetos e na execução de edifícios altos, onde o sistema
estrutural é o que recebe maior atenção e recursos, atendendo aos parâmetros de segurança para garantir a segurança e a qualidade aos moradores. Esclarece que todos os projetos do empreendimento estão devidamente aprovados pelos órgãos reguladores e fiscalizadores competentes.

Em que pese o empreendimento tenha sido concluído e entregue há 11 anos, os problemas relacionados ao empreendimento são objetos de ação própria para apuração dos fatores relacionados às rachaduras. Apesar da ausência do desfecho judicial, a Dac Construções e Pavimentações LTDA – EPP, lamenta o ocorrido, e acrescenta que sempre esteve acessível ao condomínio. Vindo a disponibilizar e monitorar uma equipe de engenheiros gabaritados no assunto, que após a avaliação da extensão do ocorrido, concluíram pela inexistência de risco iminente, dando início aos reparos. A Dac Construções e Pavimentações LTDA – EPP reitera o comprometimento com a segurança, a qualidade e o bem-estar de seus clientes, além de ter compromisso com as mais avançadas práticas da engenharia civil.