×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos retoma campeonato de natação

As disputas acontecem no dia 8 de dezembro e cada participante deverá doar 1kg de alimento não perecível

Campos
Por Taysa Assis
5 de dezembro de 2018 - 11h58

(Foto: Silvana Rust)

Depois de 25 anos o município de Campos volta a realizar o Campeonato Campista de Natação. O evento está marcado para começar no próximo dia 24, sábado, a partir das oito da manhã, na sede da Fundação Municipal de Esportes. As provas são no estilo livre. A expectativa é reunir cerca de 400 competidores de toda cidade, incluindo academias, clubes e escolas, além da Fundação Municipal de Esportes e também atletas do projeto Paraesporte. Poderão participar competidores entre 6 e 19 anos de idade. Haverá distribuição de medalhas e troféus para os três primeiros colocados.

No ano passado, a Fundação Municipal de Esportes firmou uma parceria com a Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (Farj), e realizou três competições e cursos de capacitação para professores de educação física do município com o ex-nadador e medalhista de prata das Olimpíadas 2004, Ricardo Prado, e ainda o maior especialista do Brasil em natação, o comentarista Alex Pussieldi.

O presidente da FME fala sobre a importância da parceria com a Farj. “Todo o trabalho visa qualificar e atualizar os professores de educação física do município, preparando-os para identificar o perfil de um futuro campeão, precisamos reconhecer e dar todo suporte aos nossos pratas da casa”.

A cidade é um grande celeiro de atletas. Uma referência é o próprio presidente da Fundação Municipal de Esportes, o medalhista campeão do mundo Raphael Thuin, que começou dando as primeiras braçadas nas piscinas da cidade há mais de 25 anos. Foram 23 anos no Clube do Flamengo e 12 na Seleção Brasileira. Ao longo da sua carreira, Thuin conquistou quatro vezes o título de campeão do mundo, duas vezes de Campeão Sul Americano, 19 vezes campeão brasileiro, mais de 50 vezes campeão estadual e campeão e recordista europeu (campeonato do Porto).

“Hoje, a natação é uma das principais atividades esportivas da Fundação de Esportes, atendendo a mais de 2 mil crianças e adultos. Além de ser um esporte que contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas e é uma excelente ferramenta para a formação de caráter e disciplina, é com grande alegria que estamos resgatando o campeonato na nossa cidade”, afirmou Raphael Thuin.

No ano passado, outra importante competição esportiva foi retomada pela Prefeitura de Campos, os jogos estudantis de Campos (JECS) que não eram realizados há uma década. Mais de 170 partidas foram realizadas, mobilizando cerca de 3 mil estudantes de 55 escolas das redes particular, federal, estadual e municipal, que competiram em diversas modalidades.

Inscrições para o Campeonato Campista de Natação

Os representantes das instituições interessadas em participar devem ir até a sede da FME, até o dia 06 de dezembro, para inscrição com o professor Claudio Artiles e retirada do regulamento. Cada atleta participante deverá doar 1kg de alimento não perecível e apresentar uma cópia do documento de identificação com foto ou cópia da certidão de nascimento. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições filantrópicas do município.

Categorias

O Campeonato Campista de Natação vai reunir atletas nas categorias pré-mirim, para crianças nascidas em 2011; mirim 0, nascidos em 2010; mirim 1, nascidos em 2009; mirim 2, nascidos em 2008; petiz 1, nascidos em 2007 e petiz 2, nascidos em 2006. Infantil para os nascidos entre 2004/2005; juvenil, nascidos entre 2002/2003 e júnior, nascidos entre 1999/2001, que vão competir no estilo livre.