×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Norte Fluminense volta a registrar queda na atividade industrial

A produção industrial do Norte Fluminense continuou registrando queda. É o que mostra a quarta edição da série Retratos Regionais - Cenário Econômico

Economia
Por ASCOM
4 de dezembro de 2018 - 11h21

(Foto: Agência Brasil)

A nova edição dos Retratos Regionais inclui dados do terceiro trimestre e mostra o estado do Rio em trajetória de evolução, porém aquém das expectativas e menos intensa do que no restante do país. Aponta também uma recuperação da atividade produtiva concentrada em poucos setores, como refino. Entre as regiões, apenas duas se destacaram: Centro-Sul e Centro-Norte.

De acordo com Nayara Freire, analista de Estudos Econômicos da Firjan, isso se explica pela situação fiscal do estado, que é das mais graves do país, gerando impactos negativos sobre a segurança pública, a economia, renda, mercado de trabalho e também sobre os demais setores, como o comércio.

Diante desse cenário, as condições financeiras das empresas do Norte Fluminense ainda estão muito ruins. As margens de lucro estão baixas e o acesso ao crédito, difícil.

A pesquisa também analisou as expectativas dos empresários em relação ao novo governo estadual. Segundo eles, os maiores desafios a serem enfrentados são a elevada carga tributária, a falta e o alto custo da energia elétrica e a falta de capital de giro.

Mesmo assim, para os próximos seis meses, os empresários da região estão otimistas quanto à demanda por produtos e exportação, porém continuam pessimistas quanto à compra de matéria prima, novas contratações e novos investimentos para aumentar a capacidade produtiva de suas empresas.

“Além da fraca retomada da atividade econômica, a situação financeira das empresas seguiu ruim e esse é outro fator que impacta novos investimentos. Adicionalmente há as incertezas em relação ao próximo governo”, destaca Julia Pestana, analista de Estudos Econômicos”.

A série Retratos Regionais traz palestras online sobre a economia do estado do Rio. Especialistas da Federação analisaram dados sobre todas as regiões do estado, além dos cenários econômicos internacional e do Brasil. As palestras, estão disponíveis no Youtube pelo endereço https://www.youtube.com/sistemafirjan.

Fonte: Ascom