×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Morre aos 60 anos a educadora Rita Chardelli, diretora da Escola João e Maria

Velório e sepultamento acontece nesta terça-feira, no cemitério Campo da Paz

Campos
Por Redação
4 de dezembro de 2018 - 8h57

(Foto: Reprodução/redes sociais)

Morreu na noite desta segunda-feira (3), aos 60 anos, a professora e psicopedagoga Rita Chardelli. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pronto Cardio, em Campos, onde faleceu por volta das 20h. Diretora da Escola João e Maria, Rita deixa dois filhos e o marido. O velório e o sepultamento acontece nesta terça-feira, no cemitério Campo da Paz. Dezenas de amigos e familiares estiveram presentes para se despedir da professora.

Conhecida pelo trabalho pioneiro da inclusão de crianças com necessidades especiais, Rita fundou a Escola João e Maria há 37 anos. Querida pelos funcionários, a quem chamava de “parceiros” e pelos alunos, a educadora recebeu homenagens de alunos e professores, parentes e amigos, nas redes sociais.

“No coração um vazio imenso… na mente, um filme interminável com grandes lembranças da nossa juventude”, lamentou uma internauta. “Eterna gratidão por todos os anos que vivi na família escola Escola João e Maria, com tia Rita Chardelli”, escreveu outra. “A Educação chora neste momento. Partiu a Tia Rita Chardelli. Aquela que dedicou a sua vida à inclusão. Deixa um legado lindo!”, lembrou uma terceira.

Formada em Pedagogia pela antiga Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), “Tia Rita”, como era carinhosamente chamada, integrou o corpo docente da instituição por décadas. Dedicou sua carreira, a estudar e trabalhar com crianças portadoras de deficiências físicas. Antes excluídos de muitas escolas, pequenos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Hiperatividade encontraram, com Rita, uma oportunidade de estudar junto de outras crianças.

No período entre 2009 e 2013, atuou na secretaria de Educação de Campos, na direção do Departamento Multiprofissional, trabalhando com a inclusão nas escolas da rede municipal. Na Coordenadoria Estadual de Educação, atuou na coordenação Pedagógica. Rita foi, também, professora de Artes do Liceu de Humanidades de Campos. Outra ação importante de sua jornada, foi a atuação Conselho Municipal de Educação.

(Foto: Carlos Grevi)