×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Professor da UFF lança livro sobre o delicado tema “aborto”

Depois de apresentado na última Bienal do Livro de Campos, o autor segue divulgando a obra na região

Educação
Por Redação
3 de dezembro de 2018 - 17h08

Professor Carlos Abraão é autor da obra sobre abortos (Foto:Reprodução)

O doutor em antropologia cultural e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Abraão Valpassos, lançou o livro: “Abortos: Dramas Sociais e Histórias Sobre eles”. O evento ganhou visibilidade na última Bienal do Livro de Campos, em novembro, mas segue em divulgação pela região.  A obra é resultado de cinco anos de pesquisas e entrevistas sobre o tema, e vai muito além de um posicionamento  favorável ou contrário à questão.

Capa do livro lançado recentemente (Reprodução)

O livro aborda as tensões em torno de um dos debates mais intensos do Brasil contemporâneo. Para ilustrar as perspectivas, o antropólogo trata de alguns dos principais eventos que marcaram a questão do aborto entre os anos de 2007 e 2010, formulando, a partir de múltiplas fontes empíricas, uma narrativa que expõe os conflitos e antagonismos em diferentes contextos.

“Entender o debate em torno do aborto no Brasil é uma tarefa que implica, no mínimo, a consideração da cosmologia religiosa na formação de discursos que compõem a base dos argumentos ‘pró-vida’ apresentados nos debates sobre o tema. Do mesmo modo, seria impossível discutir essa questão sem considerar os discursos feministas e seus argumentos em defesa da legalização do aborto”, cita o autor.