×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos sedia duas conferências municipais no fim de semana

Coppam e Conselho de Cultura estarão reunidos para discutirem ações para os próximos anos

Cultura
Por Redação
29 de novembro de 2018 - 17h28

Cristina Lima preside o Coppam e participa das conferências (Foto: Ascom/Arquivo)

O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) realizará na sexta-feira (30) e sábado (1º), a 3ª Conferência de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município. A abertura será no Museu Histórico, na Praça do Santíssimo Salvador, às 18h30, e a segunda reunião, às 9h, no sábado, na Escola Municipal Amaro Prata Tavares, situada na rua Tenente Coronel Cardoso, 647, Centro. As inscrições estão abertas até a quinta-feira (29).

As inscrições podem ser feitas também no local do evento. A composição como ouvintes será aberta ao público maior de 16 anos. Somente os delegados — representantes de instituições ligadas à Educação, Arquitetura, Engenharia, Geografia, História, Movimentos Socioculturais e Colegiados de distintos segmentos artísticos, de preservação do patrimônio e gestão de equipamentos culturais, bem como Clubes de Serviço e Associações produtoras de cultura popular —, que já foram inscritos, terão direito a voto.

Museu Histórico sedia as duas conferências municipais (Arquivo)

Com o tema geral “Educação Patrimonial, Resistência e Cultural e Boas Práticas em Preservação Histórica”, a conferência será presidida pela presidente do Coppam, Cristina Lima, e terá como pontos centrais de discussão, as políticas de preservação material, imaterial e ambiental.  A proposta das conferências é mobilizar a população e meios de comunicação para a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental no desenvolvimento sustentável.

A Comissão Organizadora e Executiva é composta pela presidente do Coppam, Cristina Lima, e pelos representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Carmem Eugênia Sampaio; da Academia Campista de Letras, Sylvia Paes e o assessor jurídico da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fillipe Godoy.

 

6ª Conferência Municipal de Cultura

No sábado (1), às 18h, no Museu Histórico de Campos, haverá o credenciamento dos participantes, seguido da apresentação da Lyra de Apollo. Às 19h, acontece a formação da mesa diretora e a palestra com Marcelo Sampaio, mestre em Teoria das Ideias pela Unicamp, que falará sobre a importância do pertencimento na formação da identidade cultural.

No domingo (2), a partir de 8h30, na Escola Municipal Amaro Prata Tavares (Rua Formosa, 647), o credenciamento dos participantes será realizado. Já às 9h, acontece a palestra com Juan Ignacio Brizuela, doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Ele falará sobre “o que é e para quê serve uma Conferência de Cultura”. Em seguida, reúnem-se as câmaras temáticas de Audiovisual, Artes de Rua, Artes Plásticas, Carnaval, Dança, Gestão Cultural, Instituições de Ensino Superior, Instituições de Patrimônio Histórico, Literatura, Movimentos Sociais, Música e Teatro.