×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Consciência Negra: quilombolas de Campos promovem eventos

A partir do dia 20, uma série de atividades será realizada em diferentes pontos do município

Cultura
Por Redação
20 de novembro de 2018 - 7h45

Comunidade quilombola do Imbé (Fotos: Reprodução Arquivo)

Na terça-feira (20), é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. Moradores quilombolas da região de Conceição do Imbé em Campos realizarão às 17h um dia de reflexão. Uma palestra cujo tema “Conflitos e influência do racismo sobre o jovem negro” será aberta à comunidade. A intenção é fazer uma roda de conversa com os jovens no Galpão Comunitário de Imbé. Um evento com  culinária típica  também acontecerá na ocasião. Histórias contadas em volta da fogueira, antiga tradição entre os mais velhos, estão no roteiro.

Lucimara Muniz e ativistas dos movimentos negros de Campos

Para Edson Rocha,  presidente da Associação Quilombola de Conceição do Imbé, o encontro é para fortalecer as tradições e as memórias dos ancestrais negros escravizados. O evento tem o apoio do Quipea e do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense (Idannf) presidido por Lucimara Muniz. É preciso fortalecer as Comunidades Quilombolas em sua identidade, sua ancestralidade e a resistência de sua cultura. Valorizando cada dia mais as suas tradições”, diz.

Eventos

Dia 24

Na quadra da União da Esperança, às 14h, será entregue à comunidade de Custodópolis a carta de auto reconhecimento pelo presidente da Fundação Palmares de Brasília, Erivaldo Oliveira da Silva, em nome da Associação de Moradores.

Dia 8/12

Comunidades Quilombolas de Aleluia , Batatal e Cambuca participam de reflexão do mês da Consciência Negra.

Dia 15/12

Seminário das Pretas: “Luta , força , desafios da Mulher Negra de frente ao país” organizado pelo Idannf e  MCPCN