×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Plano Ases no Novembro Azul

Evento foi no dia 14, mas campanha do Grupo IMNE em suas unidades vai se estender até o término deste mês

Saúde
Por Redação
19 de novembro de 2018 - 0h01

Ação teve aferição de pressão, testes de glicemia e informações sobre prevenção de doenças

Segundo estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, o percentual de homens diagnosticados com diabetes aumentou 54% nos últimos 10 anos e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o
segundo mais comum entre os homens. Com o intuito de reverter esse cenário, o Plano de Saúde ASES promoveu, na última terça-feira, dia 14 de novembro, um evento de conscientização ancorado na campanha nacional Novembro Azul.

Durante a manhã do dia 14, que foi instituído como o Dia mundial do Diabetes, médicos e enfermeiros do Projeto Ases Prevenção se dispuseram a prestar atendimentos à população como aferição de pressão, teste de glicemia, além
de distribuir folders com informações fundamentais para contribuir para a promoção da saúde, principalmente entre os homens.

“A prevenção foi o nosso objetivo nesse evento, mas aqui nos deparamos com pessoas que estavam com a glicose em níveis altíssimos e sequer sabiam que tinham diabetes. Nós os orientamos e os encaminhamos para a Emergência, mas deixamos claro que não adianta apenas tomar o remédio. É necessário que haja uma preocupação efetiva com a saúde de modo geral, seja praticando atividades físicas, mantendo uma alimentação balanceada e buscando a calma diante das situações de estresse”, explicou a enfermeira do projeto, Mariza Silvestre.

O Projeto Ases Prevenção é voltado para usuários do plano de saúde e conta com profissionais de diversas especialidades, como endocrinologistas, cardiologistas, psicólogos, nutricionistas etc. O aposentado Wanderley Cândido, que estava presente na ação, destacou que o cuidado com a saúde deve começar cedo. “Os pais devem acompanhar os filhos ao médico desde a primeira infância para que esse hábito esteja presente na vida da população. Não dá para nos preocuparmos com isso somente na vida adulta”, afirmou.

Já o autônomo Alexandre Silva lembrou que muitos homens têm “medo” de fazer os exames. “Mas não é porque isso acontece que devemos deixar tudo como está, precisamos mudar essa realidade”, afirmou. O aposentado Rubem Pereira foi categórico: “precisamos agir como as mulheres: preocuparmo-nos com a saúde, irmos ao médico com regularidade e deixarmos o preconceito de lado. O preconceito não deve existir nunca, mas quando o assunto é saúde, isso se torna ainda mais importante”, concluiu.

Outras Ações
Em continuidade à campanha Novembro Azul, o Plano de Saúde Ases vai promover ainda duas palestras no dia 30 deste mês: uma sobre diabetes e outra sobre câncer de próstata, ministradas pela endocrinologista Patrícia Peixoto e pelo oncologista Gustavo Drumond. Ambas são voltadas para pacientes, usuários do ASES, e seus familiares que desejam obter mais informações sobre os temas.