×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bráulio Bessa traz um pouco da “nação nordestina” para a 10ª Bienal do Livro

Poeta, escritor e youtuber Bráulio Bessa estará na Bienal de Campos no dia 23, às 20h

Cultura
Por Redação
18 de novembro de 2018 - 13h29

O poeta Bráulio Bessa participará do evento (Foto: divulgação)

Entre os destaques da 10ª Bienal do Livro de Campos, “Leitura que Liberta”, está o poeta, escritor e youtuber Bráulio Bessa, no dia 23, às 20h. Considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina na atualidade, Bessa é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, apresentado na televisão aberta brasileira. A Bienal acontece entre os dias 20 e 25, no Instituto federal Fluminense (IFF) campus Centro. Serão mais de 100 atividades distribuídas em 75 horas, com programação elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Sesc.

Bráulio Bessa comentará sobre o movimento virtual que criou para divulgação da cultura nordestina, com elementos como poesia de cordel, causos da sabedoria popular e muito humor. Bessa é autor de dois livros, “Poesia com Rapadura” (CENE, 2017) e “Poesia que Transforma” (Sextante, 2018), esse esteve na quarta posição entre os livros mais vendidos no Brasil no último mês de julho, na categoria Ficção. Bessa ficou famoso após apostar na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel e seus vídeos de declamações ultrapassaram as 100 milhões de visualizações no Youtube. Também criou a fanpage “Nação Nordestina”, que ultrapassou um milhão de seguidores.

Além de ter como patrono Nilo Peçanha, que foi presidente do Brasil em 1909 e 1910, a Bienal homenageará também Antônio Roberto Fernandes, Félix Carneiro (Felinho) e Lenilson Chaves, que implantou a Bienal do Livro em Campos, em 2000. A realização da feira literária novamente no IFF, como em sua primeira edição, traz uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura para a Prefeitura de Campos.