×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Uenf completa seis anos

Todo o dia 22 de novembro será marcado por comemorações e palestras

Geral
Por Redação
15 de novembro de 2018 - 19h12

Programação pode ser conferida no site do evento (Foto: reprodução)

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da UENF, completa seu sexto aniversário com programação para o dia 22 de novembro de 2018. Com o tema “Pedagogias Libertadoras no Combate às Hierarquias Raciais: da Educação Básica ao Ensino Superior”, e em parceria com a 8ª edição do Olhares África-Brasil (Faetec/Isepam), o evento reúne palestras, debates, oficinas, exposição e uma ampla programação cultural. As inscrições podem ser feitas até o dia 21, no site do evento.

O evento vai acontecer no Auditório 4 e na Sala de Cinema do Centro de Convenções Oscar Niemeyer durante todo o dia. Após a abertura cultural, acontece às 10h a palestra sobre a prorrogação da lei de cotas no Estado do Rio de Janeiro, sob o olhar da UERJ e da UENF, com as professoras Shirlena Amaral e Elielma Ayres Machado. À tarde vão acontecer oficinas de diferentes temáticas: Contos e Encantos da Abayomi, Penteados para cabelos crespos e cacheados, jongo, artes visuais indígenas no Brasil e culinária afro-brasileira.

Às 18h acontece o lançamento do documentário “Tradição e Memória Quilombola ao Som dos Tambores de Machadinha” resultado da pesquisa de PIBIC e Extensão dos alunos da professora Clareth Reais. A palestra tema do evento será às 19h com as professoras Francineia Bitencourt Fontes e Célia Regina de Oliveira, mediada pela professora Clareth Reis.

Para a coordenadora do Neabi, Clareth Reis, o evento tem a proposta de trazer olhares que libertem das perspectivas colonial e eurocêntrica. “O tema traz a ideia da construção de novos saberes e conhecimentos a partir de outras perspectivas, além da europeia, que ainda é predominante nos espaços de ensino e pesquisa. Dialoga com a questão do olhar, da expressividade cultural africana, afro-brasileira e indígena”, disse a professora do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem.

O evento é organizado pelo NEABI, Olhares África-Brasil (Isepan) e Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF e tem apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas Musicais e da Unidade Experimental de Som e Imagem.