×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

ASES promove evento para marcar o Novembro Azul e o Dia Mundial do Diabetes

Nesta quarta-feira haverá um trabalho de conscientização quanto ao diabetes; já no dia 30, duas palestras voltadas aos usuários do Plano de Saúde ASES

Saúde
Por Redação
13 de novembro de 2018 - 11h29

Dr. Gustavo Drumond (Foto: Silvana Rust)

O dia 14 de novembro, quarta-feira, é considerado o Dia Mundial do Diabetes e, neste mês, também conscientiza-se quanto a prevenção e o diagnóstico das doenças dos homens, em especial o câncer de próstata. Diante disso, o plano de saúde ASES montará, neste dia 14, um espaço aberto ao público em frente à sede, na Rua Conselheiro Otaviano, número 130, onde haverá aferição de pressão e glicemia e distribuição de folders para conscientização sobre o diabetes.

Já no dia 30 de julho, serão ministradas duas palestras: uma sobre essa doença e outra sobre câncer de próstata, ambas voltadas para pacientes, usuários do ASES, e seus familiares que desejam obter mais informações sobre o tema.

As palestras, marcadas para às 8h, serão ministradas pela endocrinologista, Dra. Patrícia Peixoto, e pelo oncologista, Dr. Gustavo Drumond. Segundo ele, o objetivo, tanto da palestra do dia 30 de novembro, quanto do estande do dia 14 é informar sobre as formas de tratar e, principalmente, prevenir a população quanto às doenças crônicas, como o diabetes e o câncer.

“É importante acrescentar que a campanha Novembro Azul é voltada para todas as doenças que afetam os homens e o diabetes é também uma das principais, junto ao câncer da próstata”, explicou o médico. Ele acrescenta ainda que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) também reitera a importância de a família dos pacientes estarem cientes dos sintomas, riscos e do tratamento do diabetes.

Novembro Azul

A campanha surgiu com o intuito de conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem, transformando, assim, a forma como eles encaram os cuidados com a própria saúde. Durante todo o mês de novembro a mídia se propõe a divulgar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-la e contribuindo para a retirada do estigma dos exames de próstata que deve ser inserido na rotina de check-up médico.

Dr. Patrícia Peixoto (Foto: Silvana Rust)

No Brasil

O mês de novembro é marcado pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata, segunda maior causa de morte por câncer entre homens no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais de 68 mil novos casos foram diagnosticados no país em 2018.

Além dos alertas direcionados para prevenção e diagnóstico, é preciso também informar pacientes diagnosticados com o tumor sobre direitos e benefícios. De 2008 a 2015 a Previdência Social pagou mais de R$ 58 milhões para pacientes em tratamento, o que totaliza cerca de 48 mil benefícios concedidos. Porém, muitos pacientes desconhecem os benefícios aos quais têm direito.