Detran vai emitir carteiras de visitantes para o sistema penitenciário

Os agendamentos serão abertos a partir do dia 21 de novembro no site do órgão

Estado do RJ
Por ASCOM
8 de novembro de 2018 - 13h01

Carteira de Visitação é um documento gratuito destinado ao cidadão que deseja visitar um preso em uma das unidades prisionais ou hospitalares da Seap (Foto: Silvana Rust)

A partir do dia 21 de novembro, o Detran-RJ será o responsável pela emissão das carteiras de visitantes usadas para garantir acesso aos presídios, antes emitidas pela estrutura da Secretaria de Administração Penitenciária. A responsabilidade passará para o órgão de trânsito após decreto do governador Luiz Fernando Pezão, devido ao vasto banco de dados de identificação civil e capacidade de atendimento do órgão.

Este será mais um serviço do Detran, que além de identificação civil, também é responsável por emitir Carteira Nacional de Habilitação e documentos de registro de veículos. Os agendamentos estarão abertos a partir do dia 21 de novembro no site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 3460-4040 (capital e região metropolitana) e 0800-0204040 (Interior) e o atendimento começa no dia 22 de novembro.

Com o agendamento realizado, os interessados no documento deverão comparecer aos postos no dia e horário marcados com toda a documentação necessária. O prazo de entrega da documentação é de 21 dias corridos a partir da data de requerimento.

Inicialmente, o Detran utilizará 17 postos distribuídos no estado para a entrega dos documentos. Os atendimentos iniciais serão feitos nos postos de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes (Centro), Shopping Estrada (Campos dos Goytacazes), Francisco Bicalho, Shopping Iguatemi (Vila Isabel), Itaperuna, Niterói Shopping, Araruama, São Gonçalo (Neves), Volta Redonda, Shopping Jardim Guadalupe, Center Shopping (Jacarepaguá), Shopping Dowtown (Barra da Tijuca), Campo Grande, West Shoppping (Campo Grande) e Largo do Machado.

Após o dia 13 de novembro, os postos da Seap deixarão de oferecer este serviço que será feito somente pelo Detran.

A Carteira de Visitação é um documento gratuito destinado ao cidadão que deseja visitar um preso em uma das unidades prisionais ou hospitalares da Seap. Podem ser visitantes no sistema penitenciário fluminense os conjugues e companheiros, filhos e enteados, pai e mãe, padrasto e madrasta, pai afetivo e mãe afetiva (quando não houver pais cadastrados para visita), avós, netos, irmãos, tios, sobrinhos e amigo (somente um amigo é permitido por pessoa).

A documentação necessária para a emissão do documento varia de acordo com o grau de parentesco do visitante com o preso.