“O objetivo da educação totalitária nunca foi incutir convicções, mas destruir a capacidade de formar alguma.“ (Hannah Arendt)

Portanto parem de perseguir os professores!

BLOG
Por Date Moll
7 de novembro de 2018 - 9h31

Não te rendas, ainda estás a tempo
de alcançar e começar de novo,
aceitar as tuas sombras
enterrar os teus medos,
largar o lastro,
retomar o voo.

Não te rendas que a vida é isso,
continuar a viagem,
perseguir os teus sonhos,
destravar os tempos,
arrumar os escombros,
e destapar o céu.

Não te rendas, por favor, não cedas,
ainda que o frio queime,
ainda que o medo morda,
ainda que o sol se esconda,
e se cale o vento:
ainda há fogo na tua alma
ainda existe vida nos teus sonhos.

Porque a vida é tua, e teu é também o desejo,
porque o quiseste e eu te amo,
porque existe o vinho e o amor,
porque não existem feridas que o tempo não cure.

Abrir as portas,
tirar os ferrolhos,
abandonar as muralhas que te protegeram,
viver a vida e aceitar o desafio,
recuperar o riso,
ensaiar um canto,
baixar a guarda e estender as mãos,
abrir as asas
e tentar de novo
celebrar a vida e relançar-se no infinito.

Não te rendas, por favor, não cedas:
mesmo que o frio queime,
mesmo que o medo morda,
mesmo que o sol se ponha e se cale o vento,
ainda há fogo na tua alma,
ainda existe vida nos teus sonhos.
Porque cada dia é um novo início,
porque esta é a hora e o melhor momento.
Porque não estás só, por eu te amo.” (de Mario Benedetti)

Mario Benedetti, além de ser um grande escritor de origem uruguaia, é muito amado e lembrado até por sua filosofia de vida. Através do seu trabalho, ele nos ensinou a ver a vida de uma maneira simples, encontrando a felicidade na simplicidade da vida cotidiana, naqueles pequenos detalhes que qualquer um pode acessar, se você se propuser. (Pensar Contemporâneo)

 

SOBRE ÓDIO NA INTERNET

Projeto de brasileira visa a combater discursos de ódio na Internet. Beatriz Buarque, fundadora do Projeto “Words Heal The World” e participou de uma conferência sobre o combate ao extremismo, em Paris. Segundo Buarque, as estratégias de persuasão usadas por grupos extremistas buscam despertar um sentimento de pertencimento em pessoas que se sentem deslocadas na sociedade. A fundadora do projeto ressaltou que é preciso tomar atitudes para combater esses discursos de ódio.— As mídias sociais empoderaram esses grupos extremistas, que ficam na internet o tempo todo colocando mensagens de ódio, mas nós não podemos nos calar. Nós, que defendemos os direitos humanos, vamos usar palavras para a paz, encorajar o uso das mídias sociais contra esses discursos.
Ministra do STF disse que é importante que os direitos fundamentais conquistados não sofram retrocessos

INCOERÊNCIA

Um terço do novo Congresso é acusado de crimes como corrupção, lavagem, assédio sexual e estelionato ou é réu em ações por improbidade administrativa com dano ao erário ou enriquecimento ilícito

FORO PRIVILEGIADO

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciará, nesta segunda-feira (5), o ex-prefeito da capital paulista Gilberto Kassab (PSD), atual ministro das Comunicações do governo Michel Temer e réu por caixa dois, como secretário da Casa Civil de sua administração. Kassab fica no ministério até 31 de dezembro. No dia seguinte, assumirá o cargo na gestão Doria. Com isto, ele não ficará nem um dia sem o foro privilegiado.

PRESENTE DE GREGO

52 tanques de guerra estadunidenses tipo M3, perfeitamente utilizáveis, para o transporte de tropas e carro de comando, foram doados ao Exército Brasileiro. Isso ocorre quando muito se fala de intervenção estrangeira norte-americana na Venezuela, a maior reserva certificada de petróleo no mundo.

MARIANA

19 mortos, 500 mil atingidos, bacias hidrográficas comprometidas e ninguém diretamente responsabilizado até agora. Uma tragédia com a cara do Brasil completa três anos de impunidade. Até quando?

PATRULHA IDEOLÓGICA, NÃO!

A Promotoria disse que a deputada eleita criou um “serviço ilegal de controle político-ideológico da atividade docente” e foi condenada por danos morais coletivos. Professores, não se deixem intimidar. Denunciem qualquer perseguição!

Profissionais de imprensa estão proibidos de entrar no plenário da Câmara durante evento em homenagem aos 30 anos da Constituição Federal.

CARNAVAL TOP

Um dos mais famosos estilistas franceses, Jean Paul Gaultier é fã do Brasil e presença garantida no Carnaval do Rio há tempos. Os desfiles das escolas de samba cariocas de 2019, entretanto, terão um gostinho diferente desta vez. Especialmente o da Portela.

Além de desfilar pela Sapucaí num dos carros da escola, ele vai assinar junto da carnavalesca Rosa Magalhães as fantasias de uma das alas da apresentação, que homenageia a cantora Clara Nunes. É a primeira vez que um designer de uma casa de luxo francesa colabora com uma agremiação de samba nacional.

INAUGURAÇÃO

O Instituto Federal Fluminense irá inaugurar uma nova estrutura de laboratórios no Pólo de Inovação Campos dos Goytacazes, em cerimônia no próximo dia 12 de novembro, às 15 horas. A obra de reestruturação do bloco A ampliará a capacidade de execução de projetos da unidade do Instituto, impactando também na prestação de serviços e formação de alunos.

ESPERANÇAS 1,2,3

Escolas do Ceará, entre públicas e privadas, foram as mais premiadas na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), com 25 medalhistas no total. Após seis fases, a final ocorreu nesse fim de semana. Os alunos finalistas fizeram uma prova dissertativa no sábado, 18, e o anúncio dos medalhistas ocorreu domingo, 19, no ginásio da Universidade de Campinas (Unicamp), em uma cerimônia que teve a presença de autoridades, familiares, historiadores, além de um show de rock. As equipes são compostas por três alunos do Ensino Médio ou do 8º e 9º anos do Fundamental, além de um professor de História.

Joana D’Arc Félix de Souza, 53 anos, superou a falta de estrutura na educação, fome e o preconceito por ser mulher e negra e tornou-se uma cientista PhD em química pela renomada Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.Atualmente soma 56 prêmios na carreira, com destaque para a eleição de ‘Pesquisadora do Ano’ no Kurt Politizer de Tecnologia de 2014, concedido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim).Nascida na cidade de Franca, interior de São Paulo, filha de uma empregada doméstica e de um profissional de curtume.

Quilombola, filho de lavradores, nascido e criado na roça… Médico. João Costa é uma razão para acreditar que as adversidades são passageiras quando não falta empenho e dedicação para superá-las.

Ele acaba de concluir a faculdade de Medicina e será o novo médico do Povoado Sítio Alto, em Simão Dias, no Sergipe. A formatura acontece no próximo dia 28 de agosto, na primeira turma de Medicina do campus de Lagarto da Universidade Federal do Sergipe (UFS), informou o site Lagartense. Negro, quilombola, filho de lavradores, nascido e criado na roça, filho do meio e integrante de uma família humilde composta por 11 irmãos e rodeada pela pobreza, chego ao fim de uma enorme batalha!”, declarou João.

EXPOSIÇÃO

A Exposição “Marias não se calem!” foi idealizada pela Professora de Artes Visuais Beatriz Coutinho em parceria com o professor de Geografia Diogo Jordão, do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel. Os alunos das turmas de Segundo ano do Ensino Médio (2003 Regular e 2002 Integral) abordaram os tipos de violência contra a mulher, conforme disposto na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). O objetivo é sensibilizar os visitantes sobre a importância do respeito à igualdade de gênero, dando foco ao combate à violência contra a mulher. A partir das aulas de Arte utilizou-se a fotografia como instrumento de crítica social e a Arte Contemporânea como veículo de representação e materialização de significados. Nas aulas de Geografia foram trabalhados dados estatísticos referentes à violência contra a mulher, entendendo a necessidade de expor a dimensão e gravidade do problema abordado.
As fotografias e relatos das”Marias” representadas na exposição são reais. Deixamos nosso respeito e agradecimento a essas MULHERES que tiveram a coragem de contar suas histórias.

ENEM MOSTRA QUE ALUNOS NÃO DEVEM SER REACIONÁRIOS

O tema do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”. Essa prática é comum em países como a China e a Rússia. Para escrever a redação, era possível fazer uma alusão a Edward Snowden, que vazou informações de como o governo dos EUA controlava a política internacional por meio do monitoramento de dados na internet. O candidato poderia falar de 1984, livro de George Orwell no qual a vida dos seres humanos era controlada por um poder autoritário por meio de teletelas. A coletânea falava dos algoritmos e dos filtros da internet bem como do uso da internet como forma de comunicar se com amigos. O marco civil da Internet e a lei da privacidade não contemplam essas novas modalidades de infração. Além disso o ENEM abordou temas em suas questões sobre: Direitos Humanos, diversidade, machismo, racismo etc.

– O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) manteve o perfil de abordar questões sobre os direitos humanos. Nas provas de Linguagens e Ciências Humanas, as questões trouxeram assuntos como os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a ativista americana Rosa Parks, que ficou conhecida mundialmente ao desafiar a lei de segregação entre negros e brancos.

CHORANDO PELO MUNDO

Crianças – refugiadas da Síria – encontradas comendo lixo no deserto.

Adolescente morre na guerra entre policia e traficantes – ele foi fechar a janela e levou tiro mortal! (Rio de Janeiro)

Witzel diz: ” A gente não precisa subir a Rocinha para saber que lá é ruim.” Já possuímos guetos e agora é só esperar pra ver…

Em Campos – catador de lixo na rua dos Goytacazes se confunde com morador de rua – faminto comendo restos de alimentos das sacolas e urubus passeando pelas calçadas.

Sasha Carneiro – impossível não olhar!

Ilana Marins – arquitetando com beleza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roberta Cipriani com Xuxa e as Paquitas da sua geração!

Bruna Gomes e André Pessanha em belo passeio pelo mar.

 

Laura Charlessb – charmosíssima!

Matheus Venâncio – Vem para a Bienal! Teremos também Paulinho Moska encerrando os shows da Décima Bienal do Livro em Campos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cristina Lima e Genilson Soares apresentando: