×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A casa dos pensamentos

Prestes a completar 80 anos, a Academia Campista de Letras renova-se com quatro novos integrantes

Cultura
Por Ocinei Trindade
31 de outubro de 2018 - 14h58

Durante oito décadas, muita coisa aconteceu no Brasil e no mundo. Em Campos, também. Parte da história, de algum modo, foi escrita por poetas, romancistas, jornalistas, juristas, advogados, historiadores, professores, médicos, entre outros. Os pensadores fazem da palavra sua matéria-prima e, com ela, garantem à sociedade os registros de uma época para o presente e para o futuro. Em algum momento, olha-se para o passado e percebe-se que pelas letras somos escritos e reescritos. Esta é uma das atribuições da Academia Campista de Letras que, aos 79 anos, empossou quatro novos membros na última semana.

Cerimônia de posse dos novos membros da ACL (Foto: Rodrigo Silveira)

A Academia Campista de Letras, localizada no centro do Jardim São Benedito, chama a atenção por sua edificação imponente, e por suas centenas ou milhares de histórias ali representadas. Presidida pelo jornalista Herbson Freitas, tradicionalmente, a instituição conta com 40 integrantes que são sucedidos após falecimento do titular.  Irônica e fatalmente, os imortais das letras também saem de cena por meio da morte física. Mais vivos e dispostos do que nunca são e estão os quatro novos membros da ACL: o poeta e estudante de Direito, Ronaldo Henrique Barbosa Jr; o poeta e jornalista Aluysio Abreu Barbosa; o pedagogo e advogado Elias da Rocha Gonçalves; e o comerciante e escritor Roberto Pinheiro Acruche, empossados no último dia 22.

Ronaldo Junior, cronista e poeta

Aos 22 anos, Ronaldo Jr é o mais jovem membro da ACL. Cronista e colaborador de periódicos, ele é autor do livro de poemas “O verso sou eu”. A literatura, segundo ele, traduz suas inquietações. “Tenho uma intensa necessidade de mostrar e sentir o mundo por meio das palavras. É um orgulho ocupar a cadeira 7 que pertenceu primeiramente ao poeta Eloy Ornelas e, depois, a Marília Bulhões. Eles defenderam a justiça e a cultura nesta cidade”, disse.

Professor e advogado Elias Rocha Gonçalves

Com uma vida dedicada à Pedagogia e ao Direito, o professor Elias Gonçalves, de 61 anos, publicou obras didáticas em 18 países de língua espanhola. Costuma ser festejado por seus alunos por onde passa. Elias passou a ocupar a cadeira 17 que pertenceu a Lacerda Sobrinho na ACL inicialmente. “Este é um sonho que parecia impossível realizar. Vim de família humilde, estudei sempre em escola pública, tornei-me mestre, doutor e pós-doutor. Os livros são minha missão, assim como a educação. É um momento feliz fazer parte desta casa”, revelou.

Cronista, poeta e comerciante Roberto Acruche

O novo ocupante da cadeira 24, Roberto Acruche, está onde já esteve José Pinto Ribeiro Sampaio no passado. Natural do sertão sanjoanense, ajudou a criar o município de São Francisco de Itabapoana, auxiliando na redação de sua Lei Orgânica e Hino Municipal. É poeta e autor de antologias. Entre as obras está  “Minha terra parte da história do Brasil”. “Quero contribuir com a Academia, assim como o meu patrono Pinto Sampaio, aclamado poeta e orador de Campos”, diz.

Poeta e jornalista Aluysio Abreu Barbosa

A cadeira 21 atualmente pertence ao poeta e jornalista Aluysio Abreu Barbosa. O posto foi de Manoel Múcio da Paixão, historiador e dramaturgo campista. Para o novo acadêmico, Múcio é uma espécie de berço da literatura campista. Os pertencimentos e os deslocamentos geográficos passeiam pela obra poética de Aluysio. “Nasci em Niterói em 1972, vivi no Rio, em Campos, andei pelo mundo, mas me sinto identificado com Atafona para onde sempre retorno. É lá, entre o Atlântico e a terra de náufragos holandeses que a inspiração da poesia encontra lugar e intimidade, diferentemente da profissão. O meu pai, Aluysio Barbosa, dizia que jornalismo é trabalho coletivo ou nada. Cheguei à ACL por caminhos sinuosos”, revela. E assim, nas curvas do tempo, a Academia Campista de Letras resiste, escreve e reescreve histórias e pensares de tanta gente que inspiram prosas e versos por toda a existência.