×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Outubro Rosa: desfile com pacientes oncológicos nesta sexta em Campos

O OncoBeda e o Hospital Dr. Beda II realizam desfile "Auto Estima Rosa", nesta sexta-feira, às 19h, no Shopping Avenida 28

Campos
Por Redação
19 de outubro de 2018 - 13h01

A programação do Outubro Rosa 2018 do OncoBeda e Hospital Dr. Beda, começa nesta sexta-feira, 19, com desfile de pacientes oncológicos em tratamento do câncer. Além do desfile, a Dr.ª Maria Nagime vai comandar uma roda de conversa, além de sorteio de brindes e outras surpresas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.

Segundo a mastologista Maria Nagime, a mamografia deve ser feita anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Antes dessa idade, deve-se analisar o caso, especialmente em pacientes com histórico familiar.
A especialista ainda esclarece que atualmente com o avanço da medicina, a mortalidade desse tipo de câncer já foi muito reduzida. Além disso, o que vai ditar o grau do tratamento e a sobrevida da paciente será o tipo do tumor, que pode ser ameno ou mais agressivo. Em tumores menores do que 1 cm, as chances de cura chegam a 98%.
O câncer de mama tem alguns sinais que podem ser observados pelas mulheres, como a saída de líquido pelo bico do seio, alterações na pele, assimetria, aumento ou diminuição de tamanho. De acordo com Maria Nagime, a dor está muito pouco associada à doença, mas existem algumas alterações na mama que não se tratam de um câncer, por exemplo, mas que também doem e precisam de tratamento, logo uma avaliação clínica é fundamental.

Programação Outubro Rosa OncoBeda: