×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ciência, tecnologia e diversidade em evento no IFF

No campus de Macaé, estudantes e comunidade participam de uma série de atividades de pesquisa e cultura

Educação
Por Redação
19 de outubro de 2018 - 17h32

Campus do IFF em Macaé (Foto: Reprodução)

Vem aí a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé. A 5ª Exposição de Ciência e Tecnologia (Expocit) é um evento aberto ao público, de 22 a 26. A iniciativa conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).

No dia 22, além da abertura do evento, será realizada uma feira de ciências temática com projetos dos estudantes, exposição de maquetes hidrográficas do Norte Fluminense, permitindo a discussão com os jovens e a contextualização de conhecimentos na nossa região.

Durante toda a terça-feira, dia 23, diversas oficinas serão realizadas. Estas oficinas são abertas tanto para o público interno e externo e contarão com conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento.

Quarta-Feira, dia 24, será realizada uma feira de ciências aberta com projetos de alunos de ensino médio e técnico de várias cidades e instituições. Está prevista uma mostra de energias abarcando as diversas fontes energéticas utilizadas na humanidade: petróleo, solar, nuclear, entre outras.

Estudantes de várias cidades participarão do evento (Reprodução/Arquivo)

Os dois projetos vencedores da feira de ciência aberta receberão troféus e serão credenciados para a participação na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), uma das maiores feiras do nosso estado, promovida pela Fundação Cecierj, no dia 30 de novembro e 1 de dezembro, no município do Rio de Janeiro.

Halloween da Diversidade – Dentro da mostra, nos dias 25 e 26, acontece um festival que pretende reunir nerds e manifestantes de diferentes segmentos culturais. Trata-se de uma alusão ao Halloween ou Dia das Bruxas associado às causas sociais e culturais em torno da diversidade de gênero, raça, credo e expressões artísticas, musicais e literárias. Para os coordenadores,  esta é uma oportunidade de festejar e refletir sobre vários temas enfrentados pela sociedade brasileira e mundial no que diz respeito à intolerância.  Oficinas e apresentações estão programadas. O encontro acontece na quadra poliesportiva do IFF Campus Macaé, a partir das 9h da manhã.