×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Moradores de vários bairros de Campos reclamam de queda de energia

Houve problemas no Julião Nogueira, Donana e Farol de São Thomé; empresa Enel alega furto de equipamentos, o que teria causado oscilações

Geral
Por Ocinei Trindade
18 de outubro de 2018 - 15h40

Às escuras ou com quedas bruscas de luz em casa, moradores reclamam (Foto:Silvana Rust)

Nos últimos dias, tem ocorrido quedas bruscas de energia elétrica em diferentes localidades do município de Campos. O problema foi identificado por moradores dos bairros Julião Nogueira, Esplanada, Tropical, Imperial e Donana. Já na Baixada Campista, os constantes piques de luz foram apontados também por quem mora em Farol de São Thomé, por exemplo. A concessionária de energia Enel disse que não houve reclamações registradas por moradores de alguns desses locais, mas informou que o furto de equipamentos em uma subestação afetou a distribuição de energia na cidade.

As reclamações de moradores pelas freqüentes quedas de energia foram registradas em redes sociais. Alguns procuraram a reportagem para falar do problema. A comerciante Marilene Fernandes, do Parque Tropical, disse que só no último fim de semana foram pelos menos seis quedas bruscas de luz durante o período. “Só no domingo foram cinco. Tenho uma padaria e ficamos reféns do problema porque costuma dar defeito nos aparelhos elétricos como a geladeira, o balcão frigorífico e o forno. Sem falar nas lâmpadas que às vezes queimam com facilidade”, disse.

Sede da empresa em Campos (Foto: Reprodução)

A aposentado Lúcio Araújo vive no Parque Julião Nogueira. Na semana passada, ele disse que faltou luz pelo menos umas cinco vezes somente um dia. “Às vezes demora voltar a energia. Outra vezes, são piques rápidos. Corro para tirar os aparelhos das tomadas com medo de queimar. Minha mãe vive no Parque Esplanada e lá ocorre o mesmo”, revela. A assistente social Jéssica Pessanha tem uma casa de veraneio na praia do Farol de São Thomé. Lá, também tem havido o mesmo problema de quedas de energia elétrica. “No domingo (14), ficamos sem luz um período. É bem ruim porque dependemos da energia elétrica para quase tudo”, contou.

Nota da Enel

 A Enel Distribuição Rio informou que houve furto de parte dos equipamentos reguladores de tensão da subestação de Campos dos Goytacazes, o que está ocasionando oscilações de tensão nos bairros Parque Tropical, Donana e Goitacazes. A empresa esclarece que irá substituir os equipamentos danificados. A distribuidora acrescentou que nos bairros da Baixada Campista e Praia do Farol, além do Parque Julião Nogueira não foi registrado oscilação de energia.

Em relação a possíveis danos a aparelhos elétricos, a Enel Distribuição Rio informa que segue a Resolução 414 da ANEEL, que estabelece todo procedimento a ser feito pelas distribuidoras de energia elétrica em caso de ressarcimento.

De acordo com a resolução, o cliente pode realizar contato com a Central de Relacionamento, por meio do 0800 28 00 120 ou comparecer em uma loja da Enel, no prazo de 90 dias corridos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para dar entrada no pedido de ressarcimento, atendendo aos seguintes requisitos:

– Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;

– Informar a data e o horário prováveis da ocorrência do dano;

– Relatar o problema apresentado;

– Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação etc.