×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Geração de emprego temporário para o Natal deve ser menor em Campos e no Brasil

Volume de vendas também deve crescer menos em 2018 do que em 2017

Campos
Por Redação
16 de outubro de 2018 - 17h10

Comércio deve contratar menos em 2018 (Foto: Silvana Rust)

A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o Natal este ano não é das melhores. De acordo com estimativa da CNC, tanto o crescimento do volume de vendas quanto as contratações temporárias para o período devem ficar aquém do ano passado. A Confederação acredita que a contratação em 2018 não passe de 72,7 mil em todo o Brasil, o que representa queda de 1,7% em relação a 2017, quando foram criados 73,9 mil postos de trabalho temporário. Em Campos, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a situação não deve ser diferente. Para o período é estimada a geração de 500 empregos temporários.

Em relação ao crescimento das vendas do varejo, enquanto no ano passado a CNC registrou elevação de 3,9% em todo o país, este ano não deve passar de 3%. Isso graças à desaceleração da economia atribuída ao cenário nacional de incertezas apresentado no segundo semestre.

Para o presidente da CDL, Joilson Barcelos, em Campos as vendas para o Natal e a geração de emprego temporário vão refletir a situação econômica do Brasil. Em anos anteriores, com estabilidade da economia, o comércio chegou a contratar cerca de 2.500 pessoas para reforçar as vendas de fim de ano, já que este é o melhor período para o setor varejista.

“Este ano a geração de empregos não deve passar de 500 postos em Campos. E tem municípios em situação ainda pior, que devem demitir em vez de contratar. O maior índice de contratação deve ser registrado no setor de vestuário”, comentou Joilson.