×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Candidatura de Wilson Witzel (PSC) ao governo do Rio pode ser impugnada

Ex-juiz respondia a um processo administrativo quando se exonerou do cargo para se lançar candidato

Geral
Por ASCOM
13 de outubro de 2018 - 9h12

(Foto: Divulgação)

Depois de disparar na reta final da corrida pelo governo do Rio de Janeiro e garantir uma vaga no segundo turno ao lado de Eduardo Paes (DEM), o ex-juiz federal Wilson Witzel, do PSC, pode ter sua candidatura impugnada. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (12) na coluna Radar Online, da revista Veja .

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2015. Como o ex-juiz se exonorou voluntariamente em 28 de fevereiro deste ano para se lançar candidato, pode ser enquadrado no artigo 1º da Lei da Ficha Limpa, que prevê que magistrados que deixem seus cargos e tenham pendências em um processo disciplinar fiquem automaticamente inelegíveis por oito anos.

Ainda de acordo com Veja , a ação à que respondia o candidato do PSC foi arquivada há quase um mês, em 18 de setembro.

Nas eleições do último domingo (7), Witzel surpreendeu, desbancou até Romário (PODE) e obteve 41,2% (2,9 milhões) dos votos válidos. A outra vaga para o segundo turno ficou com o ex-prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, que consquistou a preferência de 19,4% dos eleitores.

Em 6 de setembro, Anthony Garotinho (PRP), também postulante ao governo do Rio, viveu uma situação semelhante à de Wilson Witzel . Garotinho teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fluminense após ser condenado, em segunda instância, em um caso de improbidade administrativa envolvendo o desvio de R$ 234 milhões de um programa de saúde.

Fonte: Último Segundo – iG