×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fim de semana prolongado com dois feriados

Dia da Padroeira na sexta (12) e Dia do Comércio na segunda-feira (15): saiba o que funciona nestas datas

Economia
Por Ocinei Trindade
11 de outubro de 2018 - 15h05

Comércio fecha dois dias neste fim de semana (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No estado do Rio de Janeiro, o Dia do Comerciário é comemorado como feriado estadual para os trabalhadores do comércio, na terceira segunda-feira de outubro. Portanto, no próximo dia 15, o comércio não abrirá.  Muitos poderão prolongar o feriado nacional a partir de sexta-feira (12), dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. No dia 12, também se comemora o Dia das Crianças, e alguns estabelecimentos comerciais poderão abrir se quiserem. No sábado (13), o comércio volta a funcionar no horário de costume, em meio-expediente, e nos shoppings center o funcionamento será normal.

Apesar do comércio não abrir na segunda-feira (15), outros serviços estarão funcionando normalmente como bancos, agências dos correios, hospitais e transporte público e repartições públicas. De acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio, a lei Lei 12.790 de 14 de março de 2013 proíbe o funcionamento de setores de roupas, joias, relógios, móveis, material de construção, açougues, óticas, super-mercados e hortifrutis, por exemplo.

No dia 15, restaurantes, bares, lanchonetes e similares funcionam.  Nos shoppings centers, as lojas e quiosques estarão fechados, mas praças de alimentação e áreas de lazer como cinemas e parques de diversão funcionam normalmente em horário específico definido pela administração local do estabelecimento. Várias instituições de ensino também não funcionarão na segunda-feira (15) quando se comemora ainda o Dia do Professor em escolas públicas e particulares.

Os meios de transporte funcionarão normalmente na segunda-feira (15), assim como os bancos no horário habitual, de 10h às 16h. As agências dos Correios também funcionarão regularmente na segunda-feira, de 9h às 17h. Os serviços de limpeza pública também estarão operando sem alterações.