×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sindipetro cobra da Petrobras retorno do atendimento no Beda para petroleiros

Hospital está sem receber repasses do Plano Petrobras

Geral
Por Redação
9 de outubro de 2018 - 15h14

Hospital Dr. Beda, em Campos (Foto: Silvana Rust)

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) informou que tem cobrado da Petrobras a regularização junto ao Grupo IMNE do plano de saúde oferecido pela estatal. No início do mês, o IMNE, que é o maior grupo de medicina do interior do Estado, decidiu suspender, em caráter extremo, o atendimento para os usuários do plano de saúde da Petrobras, por tempo indeterminado. O motivo, segundo a diretora administrativa Martha Henriques, é a falta de pagamento da estatal nos valores referentes aos serviços prestados.

Em nota, o Sindipetro-NF informou que a inadimplência da Petrobras com o Grupo IMNE tem prejudicado os usuários do plano de Saúde, já que o Hospital Dr. Beda é uma referência.

“O Sindipetro-NF já entrou em contato com a Petrobrás e solicitou que o convênio com o Hospital Dr. Beda seja mantido, visto que é um dos hospitais de referência da cidade. Esse caso está sendo acompanhado pela direção sindical”, pontuou.

O sindicato informou, ainda, que tem denunciado em seus veículos de comunicação a precarização que a Assistência Médica Suplementar (MAS) vem sofrendo por parte da Petrobrás, demonstrando total descaso com os beneficiários. Ainda segundo o sindicato, isso não tem acontecido só em Campos e região.

“Em diversas partes do país, a Federação Única dos Petroleiros já havia denunciado que estão acontecendo problemas recorrentes de gestão e de operacionalização que precariza o benefício, comprometendo a qualidade do atendimento e deixando os usuários à própria sorte”, afirmou a nota do sindicato.

O petroleiro Marcelo Nunes Coutinho conta que muitos colegas andam reclamando da suspensão do atendimento no Grupo IMNE e da precarização da MAS da estatal após o a administração ter passado para uma empresa terceirizada. “A gestão do plano de saúde era da Petrobras, mas passaram a terceirizar o serviço e tudo piorou bastante”, reclamou.

Sem diálogo com a Petrobras

No dia 6 de setembro, o Grupo IMNE suspendeu o atendimento para os usuários do plano de saúde da Petrobras por conta da inadimplência da estatal. Martha Henriques ressalta que não faltou tentativa de diálogo por parte do Grupo.

“Tentamos por meses o diálogo, apresentando planilhas, mas a Petrobras não nos deu uma solução. Todo o processo de pagamento que antes era feito pela estatal foi terceirizado e, por isso, estamos há meses tendo dificuldades em receber. A atitude da gestão da Petrobras-SP é de uma irresponsabilidade imensurável. Eles sempre dão uma desculpa para não pagar o valor integral, além de sempre pagar em atraso”, informou a diretora.

A gestão da Petrobras passou a ser feita em São Paulo, por firma terceirizada, cujo objetivo é mostrar resultados financeiros, sem se importar com a saúde dos usuários que necessitam das unidades médico-hospitalares do Grupo IMNE, sendo, no entanto, renegados no atendimento. Pelo respeito aos usuários da Petrobras, o Grupo IMNE anunciou que irá manter os atendimentos emergenciais e os pacientes internados em qualquer das unidades do Grupo continuarão recebendo atendimento – bem como os que estão em tratamento ambulatorial. Pacientes das áreas de oncologia e nefrologia também não sofrerão com a interrupção do tratamento. Atualmente, o atendimento é prestado para pacientes de Campos, Macaé e também do Espírito Santo.

“Já mandamos todas as planilhas atualizadas e agora aguardamos o retorno da Petrobras para que possamos chegar a um denominador comum. Temos serviços e fornecedores a pagar e queremos poder voltar a prestar o serviço integral para todos os usuários”, finalizou a diretora do Grupo IMNE.

Petrobras se posiciona

Em nota, a Petrobras se posicionou, mas não informou quando será feito o repasse, mas destacou a qualidade dos serviços ofertados e a boa relação com os parceiros credenciados. A Petrobras informou também que a gestão da AMS tem como uma de suas premissas fortalecer o relacionamento entre Petrobras, rede credenciada e beneficiários da AMS, desempenhando suas atividades com foco na mais alta qualidade dos serviços. “Nesse sentido e alinhados ao compromisso e respeito que temos com nossos beneficiários, informamos que a companhia disponibilizou todos os seus canais de atendimento na certeza de manter diálogo com este credenciado parceiro que é o Grupo IMNE e espera que seja retomada A normalidade dos atendimentos o mais breve possível”.