×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Direito Tributário é abordado em coletânea de textos

A publicação reúne leituras clássicas e é voltada para estudantes e profissionais; Carlos Alexandre Campos é um dos coordenadores

Cultura
Por Ocinei Trindade
9 de outubro de 2018 - 18h03

Capada da publicação editada este ano (Reprodução)

Para os leitores, estudantes e pesquisadores na área do Direito, já está disponível nas livrarias mais uma obra voltada para este público. O livro “Leituras Clássicas de Direito Tributário” (JusPodvim, 2018) reúne em mais de 500 páginas temas voltados para a a Economia Política, Ciência das Finanças, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Direito Tributário. Entre os coordenadores da publicação, está o advogado e professor campista Carlos Alexandre de Azevedo Campos que se uniu a outros dois pesquisadores, Denise Lucena e Paulo Caliendo. O livro tem prefácio de Luis Eduardo Schoueri.

Para os autores e coordenadores de “Leituras Clássicas de Direito Tributário”, os clássicos são gigantes que fazem enxergar mais longe. Os clássicos oferecem ideias do passado que ajudam a compreender e a problematizar presente e futuro. “Eles ainda – e sempre – têm muito a nos dizer; muito a nos ensinar e provocar. A tarefa dos clássicos não acaba nunca: a excelência das obras os “condena” à eternidade do aprendizado.

Advogado tributarista Carlos Alexandre em conferência na OAB (Foto: Ademar Santos)

Os leitores são convidados para percorrerem o trajeto histórico de desenvolvimento do Direito Tributário retratado nos artigos da coletânea. “Durante a formulação da  obra, buscávamos enxergar e pensar mais longe nossa disciplina. Durante todo o nosso percurso, seguimos de pé sobre os ombros de gigantes. Desejamos inspirar a todos a fazerem a mesma viagem”, escreveram os coordenadores da publicação.

Carlos Alexandre de Azevedo Campos é mestre e doutor em Direito Público pela UERJ; professor-adjunto de Direito Financeiro e Tributário nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da UERJ; ex-assessor de Ministro do STF.

Denise Lucena Cavalcante é pós-doutora pela Universidade de Lisboa. Doutora pela PUC/SP. Mestre pela UFC, professora de Direito Tributário e Financeiro da graduação e pós-graduação – UFC/UNI7, e  procuradora da Fazenda Nacional.

Paulo Caliendo é mestre pela UFRGS, doutor pela PUCSP, Estágio de Doutoramento na Ludwig-Maximilians Universität (Alemanha). Professor Titular e membro do Corpo Permanente do PPGD da PUCRS. Ex-conselheiro do CARF, advogado. autor das obras “Direito Tributário e Análise Econômica do Direito” e “Curso de Direito Tributário”.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da editora:

https://www.editorajuspodivm.com.br/leituras-classicas-de-direito-tributario-2019