×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Eleição: manhã transcorre com tranquilidade e candidatos defendem democracia

Urnas precisaram ser reparadas e sete pessoas foram detidas por prática de boca de urna

Campos
Por Marcos Curvello
7 de outubro de 2018 - 16h42

Mesmo com o clima chuvoso, a manhã deste domingo (7) de eleição transcorre de maneira tranquila, em Campos. Embora sete pessoas tenham sido detidas por prática de boca de urna e haja informações de que técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tenha precisado reparar e subsituir urnas eletrônicas, a votação acontece de forma tranquila. Não há registro de confusão ou enfrentamentos.

O descarte de sobras de campanha em via pública, com santinhos e adesivos pelas ruas, mudou o cenário do Centro e de diversos bairros. Mas, a principal reclamação dos eleitores diz respeito à demora de se votar em algumas zonas, como aquelas instaladas no Ciep Prefeito Jose Alves de Azevedo, no Parque Santa Rosa, no subdistrito de Guarus.

Nas ruas, a Guarda Civil Municipal (GCM) emprega um efetivo de mais de 200 agentes, 18 viaturas e quatro motos em apoio à Justiça Eleitoral, fazendo o isolamento das vias de acesso aos locais de votação com maior número de eleitores e aos polos eleitorais.

Já a Polícia Militar (PM) mantém viaturas em todas as zonas eleitorais e fiscalizam a prática de crimes, como a boca de urna. Um dos casos aconteceu no Ciep Doutor Nilo Peçanha, na Lapa, onde um homem foi detido a 30 metros do local da votação.

Homens das Forças Armadas também estão nas ruas, atendendo a um pedido do TRE para que a segurança fosse reforçada durante o pleito. Em Campos, o Exército atua na Penha e no Parque Esplanada, bem como nos Parques Santa Rosa, Eldorado e São Matheus, em Guarus. A função dos militares será a de garantir o livre exercício do voto e a apuração dos resultados.

O VALOR DO VOTO E DA DEMOCRACIA

Candidatos a deputado estadual e federal de Campos votaram em clima de tranquilidade de otimismo pela manhã. Embora representem uma grande miríade de ideologias, partidos e projetos políticos todos foram unânimes em destacar a importância do voto e a democracia como único meio possível de aplacar os anseios coletivos da sociedade. Confira o que disse cada um deles.

Abu votou no Ciep da Lapa

Abu 

O vereador Abu, candidato a deputado estadual pelo PPS, votou no Ciep da Lapa, por volta das 9h30 e em entrevista ao Jornal Terceira Via, disse que tem pedido em todos os encontros com suas lideranças que todos reflitam sobre a importância da cidadania.
“O Brasil clama por mudanças e é preciso uma renovação em nossa política. ” Estou muito confiante e esperando em Deus! Trabalhamos muito duro nessa campanha”, disse Abu.

Geraldo Pudim

O deputado estadual Geraldo Pudim, que está concorrendo a uma vaga na Câmara Federal pelo MDB, votou no Instituto Politécnico de Ensino, no Centro de Campos. Segundo o deputado, os eleitores se concentraram muito no debate para os candidatos à presidência e esqueceram um pouco dos candidatos a deputado.

“Esse processo de nacionalização, polarizou muito e atrapalhou um pouco. Nós candidatos a deputado, tivemos pouco espaço. Eu espero que o eleitor possa vir a urna conscientemente e exercer seu direito de cidadania”, disse o deputado estadual Geraldo Pudim.

Marcão

O presidente da Câmara de vereadores de Campos, candidato à Câmara Federal, Marcão Gomes, votou no IPS, na Escola Estadual Francisco Sales. À equipe de reportagem do Terceira Via, o candidato que tem o apoio do prefeito Rafael Diniz, disse que espera que a polarização não atrapalhe as reformas que devem ser feitas no país, uma delas, considerada importante pra ele, é a reforma tributária. “Outra reforma importante é o pacto federativo. Os municípios brasileiros encontram-se em muita dificuldade, nós temos que promover no Congresso Nacional, a valorização desse ente federativo”, disse Marcão.

Wladmir Garotinho votou no Ciep da Lapa

Wladimir Garotinho

Filho de Anthony e Rosinha Garotinho, Wladimir, que é canidato a deputado federal, votou no Ciep da Lapa, reduto político da família. Ao Terceira Via, ele lamentou a polarização política e condenou o “extremismo”. “O cidadão brasileiro precisa ir votar. É a única arma que nós temos para melhorar as coisas. Não acredito em outra forma de se fazer política a não ser através da democracia”.

Pastor Eber

Candidato a deputado estadual, o pastor Eber Silva destacou ao Terceira Via a necessidade de um voto consciente e afirmou que o exercício democrático de escolha dos representantes políticos tem um duplo impacto. “O cidadão participa da vida do país, da vida do Estado e do município. Já o Estado sabe que não está à deriva, que o povo está consciente e quer ajudar. Então, é importante para quem vota e importante para o país.