×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pais devem estar atentos à vacinação de adolescentes contra o HPV

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 podem ser imunizados em duas doses. A vacina HPV previne vários tipos de cânceres.

Saúde
Por ASCOM
19 de setembro de 2018 - 9h31

(Foto: SupCom Campos)

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a população para a imunização do HPV (Papilomavírus Humano), um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus. Os pais devem procurar por um posto de vacinação mais próximo ou o Centro de Saúde, levando a caderneta de saúde do adolescente — meninas, de 9 a 14 anos e em meninos, de 11 a 14 anos.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de 20 milhões de adolescentes brasileiros devem receber a vacina HPV.

— A vacinação é feita em duas doses. Em meninas, de 9 a 14 anos e em meninos, de 11 a 14 anos. Nos casos de pessoas com idade entre 9 e 26 anos, com HIV, câncer ou que já realizaram transplante de medula óssea, a imunização é realizada em três doses. Os pais devem procurar por um posto de vacinação ou o Centro de Saúde, levando a caderneta de saúde do adolescente – destacou a Assessora Chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.

Ainda segundo informações da SES, existem mais de 150 tipos de HPV. Desses, 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo de útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido a doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV.