×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Semana Nacional do Trânsito começa nesta terça-feira com várias atividades em Campos

Objetivo é conscientizar a população, uma vez que o Brasil é 4º país do mundo com o maior número absoluto de mortes no trânsito

Geral
Por ASCOM
18 de setembro de 2018 - 10h03

(Foto: Silvana Rust)

Desta terça-feira (18) até dia 25 de setembro, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realiza, ao lado de diversos órgãos parceiros, a “Semana Nacional de Trânsito”. A abertura, às 9h, na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, teve a participação da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e alunos de escolas municipais.

— Junto com todos os parceiros, vamos abrir a programação, em uma solenidade envolvendo também alunos, que devem ser multiplicadores das mensagens educativas. Este ano, a campanha traz o lema “Nós Somos o Trânsito”, e até o dia 25 estaremos com ações por toda a cidade orientando as pessoas em busca de um trânsito mais humanizado — afirma o coordenador da programação pelo IMTT, Ricardo Lima Verde.

(Foto: Silvana Rust)

Após a solenidade com hasteamento de bandeira e execução do Hino Nacional, a equipe de Educação no Trânsito da GCM, RONDAeTRAN, com a participação de alunos, realizará atividades educativas na área do Centro, incluindo a distribuição de panfletos e orientações. Os bombeiros darão informações e demonstrações sobre Primeiros Socorros. E na área da praça, a unidade móvel do Hemocentro Regional (ônibus do hemocentro) vai realizar captação de sangue das 9h às 15h.

Destaque também para a participação dos Agentes Educadores de Trânsito, do Clube do Automóvel Antigo de Campos e do Moto Club de Campos que vão realizar exposição de veículos ao lado da praça. “Teremos como principal objetivo a conscientização dos cidadãos sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. Com a valorização das ações cotidianas e participação de todos, iremos alcançar a segurança viária desejada”, acrescenta o chefe de Educação no Trânsito, Paulo Roberto Faria Junior. E até o dia 23, haverá uma programação de “Blitzes Educativas” em diversos pontos do trânsito da cidade.

(Foto: Silvana Rust)

— Iniciamos um trabalho de educação permanente com os Agentes Educadores de Trânsito. São 32 jovens que atuam em duplas em áreas próximas a escolas ou em pontos movimentados da cidade na orientação de pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores de carro e caminhão. Eles estão uniformizados e não têm poder de aplicar multas, mas sim de orientar quanto as boas práticas no trânsito. A prática de boas atitudes entre pedestres e condutores no trânsito promove o respeito e a cidadania. Temos que ter ciência de como agir corretamente frente às diversas situações de trânsito no dia a dia, através do reconhecimento e alteração dos possíveis maus hábitos e posturas negativas no trânsito. Para reforçar este trabalho, que é diário, vamos intensificar as ações educativas durante a Semana Nacional de Educação no Trânsito, estamos elaborando uma programação especial em parceria com outros órgãos — afirmou o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.

O Brasil é 4º país do mundo com o maior número absoluto de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. Em todo o planeta, esse tipo de acidente é responsável por 1,25 milhão de mortes por ano, sendo 48 mil em território brasileiro. Segundo pesquisas, a imprudência, imperícia e a negligência são as maiores responsáveis pelos acidentes fatais no mundo.

Fonte: SupCom Campos