×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

VÍDEO: Estratégia de combate ao Aedes e em parceria com a Uenf começa em Campos

O experimento foi aderido pela Prefeitura de Campos e deve contribuir no combate ao mosquito

Campos
Por Redação
12 de setembro de 2018 - 12h21

Nesta terça-feira (11), foram instaladas na localidade de Beira do Taí, na Baixada Campista, as primeiras unidades da armadilha “GRUDaedes”, criada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O experimento foi aderido pela Prefeitura de Campos, através da Vigilância em Saúde, e representa mais uma ferramenta de combate ao mosquito aedes aegypti e, consequentemente, às doenças como a dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

A “GRUDaedes” é feita de papelão e pintada com tinta preta. Os pesquisadores usaram uma cola específica e um pequeno disco que atrai o mosquito por ter um odor semelhante ao exalado no suor de uma pessoa. A experiência foi elaborada pelo Laboratório de Ciências Químicas. Por meio da parceria, os órgãos terão ainda, a oportunidade de proporcionar saúde pública envolvendo a pesquisa científica em prol do bem-estar da população.

A “GRUDaedes” é uma inovação, uma pesquisa do professor da Uenf, Edmilson José Maria, que chamou atenção do CCZ pela praticidade e baixo custo.

CONFIRA A REPORTAGEM DA 3ª VIA TV: