×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ativistas e artistas criam “Circuito Centro Vivo” em Campos

Atividades culturais serão realizadas em espaços públicos da cidade a partir do dia 22

Cultura
Por Ocinei Trindade
12 de setembro de 2018 - 17h26

Museu Histórico de Campos. (Foto: Divulgação)

Um grupo formado por professores, pesquisadores e artistas criou um projeto cultural que pretende movimentar espaços públicos na região central de Campos.  O “Circuito Centro Vivo” inaugura no dia 22, uma série de atividades que pretende reunir um público interessado em história, fotografia, arquitetura e artes em geral. A ideia é ocupar praças, becos e locais como o Mercado Municipal, Cais da Lapa e Viaduto, entre outros, durante fins de semana nos horários diurno e noturno. O primeiro evento será no Beco (Travessa Carlos Gomes), Centro.

De acordo com Ianani Dias, um das organizadoras do “Circuito Centro Vivo”, o início do evento no Beco ou Travessa Carlos Gomes, percorrerá outros pontos centrais de Campos. Um passeio histórico está previsto para acontecer conduzido pela historiadora e palhaça Ana Paula Pedra. Em seguida, haverá uma oficina de fotografia com o Coletivo Cabeçada, além de brincadeiras organizadas pela organização esportiva Atlética da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“O passeio histórico pelas ruas centrais, a visita ao Museu Histórico de Campos dos Goytacazes com uma historiadora que também atua como palhaça e artista de rua são propostas lúdicas, mas com embasamento de uma profissional formada e comprometida com o ensino. É uma forma de despertar ou provocar interesses no público infantil, especialmente. O objetivo geral do projeto é realizar atividades que redefinam o uso do Centro nos fins de semana e em período noturno”, explica Ianani, integrante do Laboratório de Cultura e Planejamento Urbano da UFF.

Escadaria do Museu Histórico de Campos (Foto: Silvana Rust)

O projeto “Circuito Centro Vivo” pretende articular grupos artísticos locais em atividades culturais, educativas, ambientais e econômicas para resignificação de espaços marginalizados ou abandonados no Centro de Campos dos Goytacazes. Os integrantes buscam apoio e parcerias público-privadas, além de divulgar a iniciativa junto à entidades como Ong´s, sindicatos, grupos estudantis, instituições de ensino, entre outras.

A equipe do projeto considera que é preciso um novo olhar sobre o espaço público para que este seja valorizado pela população e pelos governantes.  Nos últimos anos, apesar de um projeto de revitalização, percebeu-se falta de vivacidade no Centro e desinteresse da população pelo espaço. “Observa-se nesse grande momento difícil de crise política e econômica, uma decadência desse espaço que abriga tantas memórias e faz parte da história regional e nacional”, conclui.