×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Militares e Guarda Municipal abrem desfile da Independência em Campos

Outras autoridades também desfilaram no evento que acontece nesta sexta no Cepop

Entretenimento
Por ASCOM
7 de setembro de 2018 - 12h01

Os desfiles cívicos que marcam os 196 anos da Independência do Brasil, neste 7 de Setembro, foram abertos pelos militares. A primeira instituição a desfilar foi a 2ª Companhia de Infantaria de Campos (antigo 56º Batalhão de Infantaria), seguida do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e Guarda Civil Municipal (GCM). Encerrando a primeira etapa dos desfiles, estavam os Expedicionários, ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial.

O prefeito Rafael Diniz e os comandantes da 2ª Companhia, major Kurlan Luiz Barbosa; do 8º BPM, tenente coronel Fabiano Souza; e do 5º GBM, tenente coronel Rodrigo Rangel, desfilarem em carro aberto da 2ª Companhia. Em seguida, as corporações apresentaram parte do efetivo e as viaturas. “O 7 de Setembro é um desfile cívico e a corporação se faz presente como cidadãos. É um momento de toda sociedade participar”, disse o major Kurlan.

Junto com o Exército, também, desfilaram os alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado em parceria com a prefeitura e desenvolvido na área da 2ª Companhia, em Guarus. Em seguida, vieram Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda civil Municipal, que desfilaram sob os aplausos do público. Todas as corporações apresentaram os equipamentos utilizados para servir a sociedade. Além das viaturas que a PM apresentou, o Corpo de Bombeiros trouxe também veículos utilizados em salvamentos, como ambulâncias, auto-bomba, lancha e jet ski, utilizados para salvamento e resgate de vítimas de afogamento.

A dona de casa, Aldiméa Souza assistiu ao desfile acompanhada pelos filhos Hugo Fabiano, 24 anos, e Pablo Henrique, 4 anos, fã do Corpo de Bombeiros que, pela primeira vez, veio ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) assistir ao desfile. “É bom incentivar as crianças desde cedo a conhecer as coisas boas que a nossa cidade tem”, disse Aldiméa. Quem também quis dar um bom exemplo de cidadania aos sobrinhos Pedro Otávio, 6 anos, e Valentina, 4, foi a enfermeira Suéllen Sabino. “As crianças ficaram encantadas”, disse a enfermeira, na expectativa de assistir outra sobrinha desfilar pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).

O desfile da Guarda Civil Municipal apresentou os grupamentos ambiental (GAM); de Proteção Social (GPS); de Operações Especiais (GOE); de operações com cães (GOC), de Trânsito e Ronda Escolar. Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Fabiano Mariano, a guarda vive um novo ciclo atendendo novas necessidades da sociedade. “A Guarda começa sua história como polícia municipal, patrimonial, absorve o trânsito e, agora, é reconhecido como instituição de segurança pública pelo Susp [Sistema Único de Segurança Pública]”, disse Mariano, lembrando que a Guarda Municipal vem tendo um crescimento na gestão do prefeito Rafael Diniz que, este ano, determinou implantação do Grupamento de Operações com Cães.

Fonte: SupCom Campos