×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Conferência sobre a Igreja Católica durante a Ditadura Militar

Bispo de Campos faz palestra sobre o tema na sede da Academia Campista de Letras

Cultura
Por Redação
6 de setembro de 2018 - 17h37

Bispo Roberto Ferreria Paz é um dos palestrantes na ACL (Foto: Silvana Rust)

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Campos promove na segunda feira (10), às 19h, na Academia Campista de Letra, a Conferencia “A Igreja Católica na Ditadura Militar no Brasil”, tema que será apresentado pelo bispo de Campos, dom Roberto Francisco Ferreria Paz. O evento tem entrada franca e faz parte do programa desenvolvido para promover diálogos com a sociedade com assuntos dede interesse geral.

“Começamos esse projeto em abril em Campos com a conferencia “A morte social” apresentada pelo bispo-auxiliar de Niterói, dom Luiz Antônio Lopes Ricci. Tivemos encontros em Itaperuna e Italva. Destacamos a importância desses debates. Ao completar 50 anos do Ato Institucional nº5 (AI-5), abordamos essa presença da igreja no período da Ditadura Militar”, cita Max Barreto, padre da Pastoral da Comunicação.

O assessor da Diocese de Campos, Ricardo Gomes, aborda a perseguição e tortura aplicadas a padres e bispos neste período da História do Brasil, além de fatos de relevância que aconteceram com com Paulo Evaristo Arns, então cardeal-arcebispo de São Paulo. “Ele foi voz profética na defesa da liberdade que foi suprimida com o Ato Institucional 5 que fechou o Congresso Nacional”, lembra.

Com medidas contra a liberdade de expressão, a imprensa, o cinema, as artes em geral passaram a sofrer todo tipo de patrulhamento e perseguição por parte dos militares. “Destaco a prisão e tortura sofrida pelos dominicanos, que foram acusados da morte do líder da revolta contra a ditadura, Marighella. Isso acarretou a morte de Frei Tito de Alencar, que após sofrer tortura, acabou cometendo suicídio na França. São muitos os fatos que envolveram a Igreja Católica na ditadura no período de 1964 a 1985”, conclui Ricardo Gomes.