×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Garotinho é condenado por injúria e terá que prestar serviços comunitários

Crime foi contra o desembargador Luiz Zveiter, do Tribunal de Justiça do Rio

Estado do RJ
Por Redação
3 de setembro de 2018 - 16h34

Ex-governador Anthony Garotinho (Foto: reprodução)

A juíza Marta de Oliveira Cianni Marins, da 23ª Vara Criminal da Capital, condenou o ex-governador Anthony Garotinho a pena de prestação de serviços à comunidade no período de um mês e dez dias pelo crime de injúria contra o desembargador Luiz Zveiter, do Tribunal de Justiça do Rio.

De acordo com o Tribunal de Justiça, Garotinho acusou o magistrado de ter enviado um intermediário para ameaçá-lo e coagi-lo, em 2017, com o objetivo de impedir que o ex-governador o denunciasse por suposto recebimento de propina da construtora Delta.

De acordo com o processo, em um texto publicado no blog do suspeito, no dia 10 de setembro de 2017, Garotinho, em matéria intitulada ´A escandalosa operação chequinho´, acusou o desembargador de cometer crimes. Outras acusações também teriam acontecido no fim de 2016.

Em sua decisão, a juíza afirma que “a conduta do crime de injúria foi praticada em face de um Desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça deste Estado, por meio que facilitou a divulgação da injúria, além do fato de a vítima contar, a época, com mais de sessenta anos de idade, pelo que as penas a serem aplicadas devem sofrer o aumento de 1/3”.

Em nota, Anthony Garotinho disse que “No Brasil, atualmente, falar a verdade gera condenação por injúria” . Quanto à pena, ele disse que já faz serviços comunitários há mais de 40 anos.