×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Companhia conclui grande operação no Porto do Açu

Com 25 metros de profundidade, terminal é o único privado no Brasil com capacidade para receber grandes navios

Economia
Por Redação
31 de agosto de 2018 - 16h49

O terminal do Açu passa a receber grandes embarcações (Fotos: Divulgação)

A Açu Petróleo concluiu a 50ª operação de transbordo de petróleo (ship-to-ship) no seu terminal no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O número representa um marco para a empresa, que começou a operar em agosto de 2016. Cada operação movimenta, em média, um milhão de barris.

“Em apenas dois anos, iniciamos a operação com VLCC (Very Large Crude Carrier) e avançamos no processo de desenvolvimento do Terminal de Petróleo. Hoje, o T-OIL é a melhor alternativa para as exportações de óleo do Brasil”, disse Victor Snabaitis Bomfim, presidente da Açu Petróleo. No total, o terminal já movimentou 50 milhões de barris para os clientes Shell e Petrogal.

Desenvolvido pela Açu Petróleo (parceria da Prumo Logística e a Oiltanking), o T-OIL é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber navios da classe VLCC. Este ano o Terminal já operou quatro navios tipo VLCC, petroleiros que estão entre os maiores do mundo com capacidade de armazenamento de até dois milhões de barris de óleo cru.

As operações com este tipo de navio se tornaram possíveis devido ao investimento de R$ 400 milhões, realizado no ano passado, com as obras de dragagem que levaram a profundidade nominal do terminal para 25 metros.

Terminal

No T-OIL, a operação de transbordo é realizada em área abrigada por quebra-mar, possibilitando uma operação rápida e segura, com eficiência e redução no custo final para os clientes, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro. A operação conta com um navio atracado e o outro a contra bordo, ambos cercados por barreiras de contenção a derrame no mar. Este tipo de operação permite maior segurança no transbordo durante todas as estações do ano.

O Terminal, que está licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, também inclui uma área licenciada para o futuro investimento em armazenamento e tratamento de óleo cru. A futura construção da unidade de tratamento de petróleo com tanques de armazenamento irá contribuir na atração de outros clientes, que também necessitem deste tipo de serviço para consolidar seus produtos antes da venda.