×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

JECs 2018: atletas da categoria 15 anos em quadra neste sábado

Competições acontecem na sede da FME, IFF-Centro nas modalidades xadrez, natação, tênis de mesa, handebol e futsal

J3 Esporte
Por ASCOM
25 de agosto de 2018 - 14h23

(Foto: Renan Liu/Supcom Campos)

Neste sábado (25), a partir das 8h, acontecem mais rodadas dos Jogos Estudantis de Campos (JECs) nas modalidades xadrez, natação, tênis de mesa, handebol e futsal, na Fundação Municipal de Esportes (FME) e IFF-Centro. A edição 2018 dos jogos reúne, nas categorias 15 e 17 anos, 45 escolas e cerca de 3 mil alunos das redes municipal, estadual, federal e particular.

“Durante 10 anos, os Jogos Estudantis de Campos ficaram suspensos e foram retomados em 2017, já no primeiro ano da gestão do prefeito Rafael Diniz e reunindo 2 mil alunos de 30 unidades de ensino. É muito gratificante acompanhar o envolvimento dos alunos. Este ano são 45 escolas e mil alunos a mais que na edição passada. O esporte é uma importante ferramenta de inclusão social e sobretudo, os JECs é um grande evento que vai revelar novos atletas”, destacou o presidente da FME, Raphael Thuin.

Ainda segundo Thuin, este ano, os JECs foram divididos em duas categorias: 15 e 17 anos. A de 15 termina dia 1º de setembro. No dia 31, às 18h, será realizada a abertura oficial dos Jogos Estudantis de Campos – JECS-2018, no ginásio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) e os jogos da categoria 17 anos seguirão até 29 de setembro.

Segundo um dos coordenadores do JECs professor Cláudio Artiles, o xadrez foi a segunda modalidade esportiva com maior número de inscritos, ficando atrás apenas do futsal. Cerca de 100 alunos de 21 unidades de ensino vão participar neste sábado, pela manhã e
à tarde, das provas de xadrez na sede da FME. Ainda na sede, serão realizadas 12 provas de natação, masculino e feminino, a partir das 8h30, com a participação de 10 escolas. Serão disputados os estilos: 50 m livre, costa, peito, borboleta, revezamento de 4 x 50 livre e outros.

Campeã nos 50m livre e borboleta, na edição 2017 dos JECs, a aluna do Colégio Integrado João XXIII, Juliana Duarte Paes, 15 anos, vem treinando forte para ampliar seu número de medalhas. “Estou focada em manter essa média. Eu achei muito positivo a retomada dos JECs, pois permite as competições e o aperfeiçoamento de nosso treinamento, além da oportunidade de trocar experiência com outros colegas”, comentou Juliana que é vice-campeã estadual por duas vezes.

Outras modalidades — No campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), a partir de meio-dia, serão realizadas as competições de futsal — Colégio Batista, Ciep Nação Goitacá, Colégio Estadual Nilo Fernandes Pereira, Externato Emanuel, Carlos Chagas, Censa, Salesiano e C.E. Paula Barroso. Desta rodada serão conhecidos os finalistas. A grande final será em 1º de setembro, a partir das 12h, no ginásio do IFF. As provas de tênis de mesa vão acontecer a partir das 14h, também no IFF, com 60 alunos de 12 escolas em partidas individuais e em dupla. Os atletas de handebol também entram em quadra neste final de semana. Os jogos serão no ginásio do IFF, a partir das 14h.

Vôlei — Nesta quinta-feira (23), a equipe de vôlei feminino do Censa venceu por 2 set a 0 o Colégio Batista e conquistou o título de campeã. Em terceiro, ficou o Colégio Salesiano. Já na modalidade masculina o Pró-Uni venceu os jogos. Em segundo e terceiro ficaram Centro de Estudos e Ciep Nação Goitacazes, respectivamente.

Fonte: Supcom Campos