×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Em greve, agentes comunitários da saúde de Campos fazem ato em frente a hospitais

Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por visitar as casas das pessoas e cadastrar pacientes

Campos
Por Redação
24 de agosto de 2018 - 12h13

(Foto: Divulgação Sindicato)

Na manhã desta sexta-feira (24), agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense se concentraram na frente do Hospital São José, em Goitacazes. A ação é para explicar para a população a importância do trabalho da categoria, que está em greve desde a última semana.

A primeira ação do grupo grevista aconteceu na quinta (23) em frente ao Hospital Geral de Guarus (HGG). Segundo informações do sindicato do setor, o movimento deve continuar nos próximos dias em outras unidades de saúde da cidade.

O sindicato disse ainda que os agentes estão sem equipamento de proteção individual e não têm material para manter os serviços trabalho. Eles reivindicam ainda a equiparação salarial com os agentes de endemias e melhorias estruturais nos postos de saúde dos bairros.

“A população precisa entender a importância do nosso trabalho. Somos nós que fazemos o primeiro contato do paciente com a saúde pública, durante as visitas nas casas e, por isso, o nosso serviço influencia todo o o sistema de saúde. Quanto mais se investe em prevenção, mais se economiza em tratamento, mas parece não haver interesse nesse sentido”, declarou o coordenador do sindicato da categoria no Norte e Noroeste Fluminense, Eduardo Tostes.

Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por visitar as casas das pessoas e cadastrar pacientes que necessitam de consultas, atendimento médico e medicamentos nas unidades de saúde pública.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Campos informou que tem se reunido com o sindicato que representa os agentes e o diálogo é mantido no intuito de atender as solicitações do segmento, dentro das possibilidades.

A secretaria disse ainda que algumas das solicitações feitas pelo sindicato já estão em andamento, como a aquisição de nova remessa de equipamento de proteção individual que estaria prestes a ser concluída.