×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Marcus Filgueiras lança livro de ficção na Academia Campista de Letras dia 27

“Petrópolis e outros relatos” é a primeira obra ficcional do escritor

Cultura
Por ASCOM
21 de agosto de 2018 - 18h44

“Viajar é trocar a roupa da alma”, diz o poeta Mario Quintana. E estes momentos de mudança interior que estão relatados em “Petrópolis e outros relatos”, primeira obra ficcional do escritor Marcus Filgueiras. O livro será lançado no próximo dia 27 de agosto, às 19h, na Academia Campista de Letras (ACL).

“Petrópolis e outros relatos” traz uma série de contos ocorridos em cidades por onde o autor já viveu ou visitou. As viagens são tanto nas almas dos personagens, quanto por paisagens e locais vividos por eles. O texto principal é a novela “Petrópolis”. Marcus conta que as primeiras anotações vieram ainda nos últimos dias de 2008, quando passeava na cidade pela qual nutre verdadeira paixão. Daí surgiu um romance, mais tarde convertido em novela, com uma deliciosa viagem por ruas da chamada Cidade Imperial.

O escritor diz, também, que relutou em publicar o livro. A decisão ocorreu em Sevilha, através de uma conversa por internet com o amigo Bruno Lindolfo, que estava no Brasil e havia lido seus textos. Questionado, Marcus disse que não publicava por “estar em busca de sua própria linguagem”. A mesma resposta havia sido dada ao escritor campista João Alvarenga, que também havia opinado pela publicação.

“Na realidade, tinha (e ainda tenho), medo de me sentir nu, com a alma exposta. Mesmo sendo personagens de ficção, eles trazem meu DNA, minha identidade. Mas, consegui me libertar destas amarras, e levar os leitores nestas minhas viagens”, diz o autor.

O escritor
Marcus Vinicius Filgueiras Júnior, 50 anos, é natural de Carangola, Minas Gerais, radicado em Campos dos Goytacazes há mais de 30 anos. Advogado e professor de Direito, é autor de livros e artigos científicos em sua área de atuação.
Estreou a literatura de ficção através do conto “O perfume de Abigail”, em 2014, que compôs a coletânea dos textos premiados no concurso promovido pelo município de Araçatuba, em São Paulo. O texto é um dos que compõem “Petrópolis e outros relatos”.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Petrópolis e outros relatos”, autor Marcus Filgueiras
Local: Academia Campista de Letras (Praça Nilo Peçanha – Avenida Doutor Nilo Peçanha, s/nº, Jardim São Benedito – Campos dos Goytacazes)
Data: 27 de agosto de 2018
Horário: 19h