×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Editorial: Quem nunca sofreu ou conhece alguém que está sofrendo de depressão?

Doença acomete o estado físico, o humor, os pensamentos e o comportamento

Opinião
Por Redação
19 de agosto de 2018 - 0h01

Quem nunca sofreu pelo menos conhece alguém muito próximo que está sofrendo de depressão? E os casos vão aumentando, se empilhando, se dividindo em síndrome diversas, todas derivadas dela. A depressão é uma doença incapacitante que deve ser levada a sério e tratada com profissionais qualificados. Ela acomete o estado físico, o humor, os pensamentos e o comportamento da pessoa. Afeta o sono, ou seja, dorme-se muito ou perde-se a vontade de dormir; altera a alimentação, pois a pessoa muda o apetite; afeta também a maneira como se sente em relação à vida e a respeito de si mesmo. Uma característica marcante da depressão são sensações extremas de abatimento, tristeza e um imenso vazio.

Sabe-se hoje que não podemos melhorar uma depressão só pela vontade. A depressão precisa de tratamento psicológico e medicamentoso. Mas precisamos estar atentos à diferença entre depressão e tristeza. Todo ser humano pode ficar triste com algum acontecimento ou episódio desagradável ou inesperado que acontece em sua vida. A tristeza é passageira e considerada normal diante de alguns fatos da vida. Já a depressão perdura sem um motivo aparente e combina fatores genéticos, psicológicos e ambientais.

A depressão pode ser causada por diferentes fatores como, por exemplo, distúrbios hormonais, estresse, perda importante de algum familiar, problemas financeiros, a partir de outra doença (depressão secundária), mudança de status social, etc. A reportagem especial desta edição trata deste assunto, uma doença que tem tratamento e que pode ser vencida, como alguns exemplos que ilustram o trabalho dos repórteres Ocinei Trindade e Thiago Gomes.