×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Uenf completa 25 anos com várias atividades e eventos

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro marca a data com homenagens, memórias e música

Região
Por ASCOM
16 de agosto de 2018 - 14h19

Painel do Mérito Científico do CBB tem novos homenageados

A programação do aniversário de 25 anos da UENF prosseguiu nesta quinta-feira(16)  com o evento “Reinauguração e Novos Homenageados: Painel do Mérito Científico do CBB”. A diretora do CBB, Kátia Fernandes, inaugurou as placas dos novos homenageados Wanderley de Souza, que foi o primeiro reitor da UENF e Isaac Roitman, diretor do CBB entre 1995 e 1996. A cerimônia contou com a presença do reitor da UENF Luis Passoni e reuniu a comunidade acadêmica do CBB.

Diretora do Centro de Biociências e Biotecnologia, Kátia Valevski Fernandes falou sobre a importância das homenagens. Segundo ela, as novas gerações terão exemplos de sucesso a seguir. “É importante manter na parede a história viva. Os alunos e novos professores que vão chegando a cada semestre podem conhecer a história dos cientistas e a história do centro. Às vezes as aspirações dos jovens parecem inatingíveis, mas quando se deparam com a realidade de pessoas que alcançaram essas metas, pode-se espelhar nessa trajetória”, disse Kátia.

A programação dos 25 anos CBB/UENF tem continuidade nesta tarde, com a realização da Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF pelos 25 anos da UENF. Na oportunidade, serão feitas homenagens a entidades, instituições e servidores da Universidade. E amanhã, sexta-feira (17) será realizado o evento “CBB 25 Anos: Nossos Egressos” a partir das 8h30, no auditório IV do Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

Exposição mostra trajetória histórico-social da UENF

O Centro de Memória da UENF (CEM) inaugurou na manhã de hoje (16) — data em que a Universidade completa 25 anos de idade — a exposição “A UENF: uma trajetória histórico-social nos 25 anos, uma memória fotográfica”. A exposição mostra a trajetória social da Universidade desde quando ela foi pensada até os dias atuais, através de fotos e documentos que compõem o acervo do CEM.

A abertura da exposição contou com a presença do reitor da UENF, Luís Passoni; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Motta; do ex-reitor da UENF, Raimundo Braz; da coordenadora do CEM, Heloíza de Cássia Manhães Alves; de Ricardo Andrade Pohlmann, da Agência UENF de Inovação; da pós-graduanda da UENF Maria Alice Pohlmann, entre outros.

O CEM começou a ser pensado em 2002, quando Heloíza e a professora Lana Lage começaram a reunir material para a elaboração de um livro sobre os primeiros dez anos da UENF, a pedido do então reitor Salassier Bernardo.  O acervo inicial foi composto de material doado pela professora Zuleima de Oliveira Faria, falecida em 2013. Zuleima participou da Comissão de Implantação da UENF e atuou como diretora da Secretaria Acadêmica da Universidade de 1993 a 2007.

Posteriormente, o CEM passou a guardar todo o acervo documental da antiga Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), mantenedora da UENF até 2001, quando ocorreu a autonomia administrativa da Universidade. O acervo foi doado pelo então presidente da Fenorte e professor da UENF, Almy Júnior. Em 2012, através de um projeto da Faperj, o CEM obteve recursos para a montagem do espaço que ocupa atualmente, no prédio da Reitoria.

O CEM agrega um centro documental, que obedece às normas arquivistas nacionais e internacionais, abrigando documentos textuais, fotográficos, audiovisuais e de imprensa, sendo composto por textos publicados em jornais, fotografias, entrevistas gravadas e documentos. O local é aberto a visitações, que podem ser agendadas por escolas através do email do projeto Conhecendo a UENF (conhecendoauenf@uenf.br) ou do email do CEM (cemuenf@gmail.com). Além disso, também são promovidas visitas a escolas de Campos e região, com o intuito de mostrar a Universidade aos estudantes de ensino médio. A ideia é mostrar a importância da UENF e, desta forma, despertar o interesse dos estudantes em cursarem a UENF.

Música no  Centro de Convenções

A Reitoria convida a comunidade a assistir ao Concerto do Grupo de Música Antiga do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Niterói, que será realizado hoje, às 17h30, no Centro de Convenções, no encerramento do CONSUNI dos 25 anos da UENF