×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Procura pelas vacinas contra sarampo e poliomielite continua baixa

Situação não ocorre apenas em Campos, mas na maioria das cidades do país

Saúde
Por Redação
16 de agosto de 2018 - 17h56

A vacinação é gratuita (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

A procura pelas vacinas contra sarampo e poliomielite em Campos anda abaixo do esperado, de acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Ainda segundo o órgão, desde a abertura da campanha, no último dia 7, foram imunizadas apenas 2.073 crianças contra sarampo e 2.085 contra a poliomielite. Mas esta realidade não é apenas do município. Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado na terça-feira (14), 84% das crianças ainda não foram vacinadas contra pólio e sarampo.

Em Campos, a vacinação acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, em 42 salas imunização. No próximo sábado, dia 18 de agosto, será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Serão 42 postos de vacinação e mais de 13 postos volantes, com atendimento das 9h às 16h, além de um ponto no Boulevard Shopping, que funcionará das 13h às 20h. Serão, ao todo, 56 polos de imunização em vários pontos do município.

A responsável pelo setor de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, reforça que a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, voltada para crianças a partir de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias, é direcionada a todas as crianças, independente da situação do cartão vacinal. O intuito é manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo para que não haja a reintrodução do vírus.

O Ministério alerta aos pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país. Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até 5 anos que já tomaram alguma dose das vacinas poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral.

No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose na vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha (Vacina Oral Poliomielite).