×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

‘O pleito eleitoral, de fato, começa nesta quinta’, afirma Ralph Manhães em reunião com a imprensa

Juiz promete rigor na fiscalização e diz que isso não é censura prévia

Geral
Por Redação
15 de agosto de 2018 - 15h40

Juiz Ralph Manhães é responsável pela 129ª Zona Eleitoral (Foto: JTV)

O juiz da 129ª Zona Eleitoral, Ralph Manhães, prometeu rigor na fiscalização das eleições 2018 e garantiu que isso nada tem a ver com censura prévia. O anúncio foi em reunião com a Imprensa de Campos nesta quarta-feira (15), no Fórum Maria Tereza Gusmão, onde reforçou que a eleição 2018, de fato, começa nesta quinta-feira (16), data em que as propagandas eleitorais terão início. O juiz também emitiu preocupação quanto ao novo sistema de biometria que será implantado em todo o estado do Rio de Janeiro no ato do voto, mas disse que confia no treinamento que está sendo dado aos mesários para que não haja grandes transtornos.

A implantação do sistema de biometria na eleição é fruto de uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Departamento de Trânsito (Detran-RJ). A Justiça Eleitoral obteve autorização para importar os dados dos eleitores que tenham registro de identidade no Detran. “Com isso, na hora da votação, o eleitor terá seus dados atualizados e será feito o cadastro biométrico, ou seja, o registro das digitais. isso pode atrasar o processo eleitoral, mas estamos confiando no treinamento que a justiça está dando aos mesários para evitar transtornos”, afirmou o juiz.

A estimativa da justiça é que metade dos eleitores campistas consigam votar pelo modo biométrico. O eleitor que não tiver cadastro no Detran-RJ, votará normalmente, mas terá que comparecer ao cartório eleitoral em outra oportunidade para fazer a biometria.

Manhães já havia se reunido, há um mês, com representantes de partidos políticos para reforçar o trabalho de combate às práticas ilegais de propaganda eleitoral. Na época, ele combatia a propaganda eleitoral extemporânea.

“Como eu falei com os representantes dos partidos, vamos atuar com firmeza, punir e evitar condutas contrárias às normas eleitorais. Com vocês da imprensa, eu eu peço que respeitem a legislação e deem a todos os candidatos tratamento igualitário”, frisou.

O juiz também reforçou que a prática de reproduzir falsas notícias, o chamado “Fake news” é crime e quando essa reprodução acontece por meio de um órgão de imprensa torna-se ainda mais grave. “O veículo de imprensa pode ser multado e também pode ter a atividade suspensa”, afirmou.

Sobre a presença de tropas federais em Campos para reforçar a segurança na eleição, Manhães afirmou que a cidade está na lista de prioridades da justiça para que isso aconteça.

Leia também: Ralph Manhães se reúne com representantes de partidos políticos no Fórum