×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Comemoração e protesto acontecem nesta quinta-feira na Uenf

Os 25 anos da universidade contam com solenidades e manifestação de alunos e professores contra corte de bolsas previsto

Geral
Por Ocinei Trindade
15 de agosto de 2018 - 14h32

Cartaz da manifestação de quinta-feira na Uenf foi compartilhado em redes sociais (Divulgação)

Nessa quinta-feira (16), comemora-se o aniversário de 25 anos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em Campos dos Goytacazes. Hoje acontecem algumas atividades festivas e solenes que marcam a data.  Na mesma ocasião, um protesto foi organizado por grupo de estudantes e por membros da Associação dos Docentes (Aduenf) que criticam a possibilidade do corte de verbas para bolsas de estudos divulgada recentemente pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) mediante orçamento do Ministério da Educação para 2019.

O protesto dos professores e dos alunos da Uenf começou às 9h da manhã desta quinta-feira, frente ao Centro de Convenções da instituição. Os organizadores reclamam de qualquer impedimento de investimento público na área de educação. Profissionais e estudantes de outras instituições públicas também participam do ato contestatório, segundo integrantes da manifestação.

Recentemente, a Capes fez uma declaração sobre o orçamento enviado pelo MEC que impossibilitará a partir de agosto de 2019 a continuação do pagamento de bolsas aos alunos de pós-graduação. A presidente da Aduenf, Luciane Silva, chamou à atenção sobre o que esses cortes podem impactar na cidade de Campos, caso isto se confirme a partir do ano que vem:

“Isto impacta diretamente sobre os alunos das universidades públicas como UFF e Uenf em nossa cidade. O comércio e o setor de imóveis também são atingidos. Nós vivemos isto no ano passado durante a greve. Então, a luta dos nossos estudantes pelas bolsas é também pelo desenvolvimento da região do Norte Fluminense; é a luta pelas pesquisas, pelos programas de extensão, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ou seja, é uma luta pelo desenvolvimento de nossa cidade, principalmente”, conclui Luciane.