×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Baleia morta em estado de decomposição é encontrada encalhada na praia de Gargaú

A carcaça do mamífero estava na faixa de areia em um local distante da área de banho da praia

Região
Por Redação
2 de agosto de 2018 - 11h44

(Foto: V Notícia)

Uma baleia adulta em decomposição foi encontrada na Praia de Gargaú na tarde de quarta-feira (1º). O animal estava encalhado na faixa de areia, em um local distante da área de banho, próximo à Barra de Gargaú, que geralmente não é frequentado pelos banhistas.

Foram os pescadores que atuam na área que encontraram a baleia, por volta das 11h da manhã. O mamífero, da espécie Jubarte, já estava em estado de decomposição, a oito milhas da costa, em alto mar. Com a movimentação das marés, a carcaça da baleia chegou até Gargaú por volta das 16h.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, como a baleia já está em decomposição, parte da carcaça se desprendeu e voltou para o mar. Somente uma parte da baleia encalhou.

“Como é uma área mais isolada, o animal deverá se decompor lá, a não ser que a maré traga a carcaça para mais perto da área frequentada por banhistas. Aí faremos um buraco para enterrar. Quem manifestou interesse em recolher pedaços de tecido da baleia para estudos foi uma equipe da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)”, disse Ilzomar Soares, que é biólogo marinho.

Ele afirmou ainda que há três alternativas possíveis para a causa da morte do mamífero: perda de senso de orientação, morte natural (advindo de doença, bactéria, etc.) ou acidente com algum navio.

 

*Com informações do portal V Notícia