×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Acordo de compensação deve viabilizar término da reforma do Palácio da Cultura

Empresa de São Paulo se comprometeu com obra após demolir irregularmente a chamada “casa do Chacrinha"

Campos
Por Marcos Curvello
2 de agosto de 2018 - 10h42

(Foto: Silvana Rust)

Com prazo de entrega vencido desde maio de 2015, a reforma do Palácio da Cultura deverá, finalmente, ser finalizada. Isso graças a um acordo de compensação firmado entre a Prefeitura de Campos e uma empresa de São Paulo e que caminha para ser homologado. A informação foi publicada no Blog do Cláudio Andrade.

Localizado na Rua Alvarenga Filho, na Pelinca, o Palácio da Cultura abrigou, durante o governo Rosinha (Patri), a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), responsável por gerir as políticas culturais do município, e serviu de sede à biblioteca municipal.

Fruto de um trabalho conjunto do arquiteto Francisco de Assis Leal, do engenheiro Antonio Roberto de Araujo Viana e do paisagista Burle Marx, o Palácio da Cultura foi desativado em agosto de 2014. A reforma, orçada R$ 2.739.912,96, não andou e o espaço encontra-se fechado.

O acordo celebrado tem o objetivo de compensar o município pela demolição da chamada “casa do Chacrinha”. Adquirido pela empresa, imóvel ficava na rua 13 de maio e pertenceu à família do ex-prefeito Carlos Alberto Campista. Como era tombado, sua derrubada foi irregular.

Como não existe registro da planta e nem referências das características da casa, reconstruí-la tal como era se mostrou impossível, o que fez com que a empresa se comprometesse em realizar a compensação terminando a obra do Palácio da Cultura.

O prazo para entrega da obrar é de seis meses, a contar da homologação do acordo. De acordo com a postagem de Cláudio Andrade, “a audiência para o fechamento do acordo será marcada a pedido do MP e a tendência é que ocorra no mês de agosto”.