×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Violinista com muitos trabalhos nos palcos e na tevê escreve livro inédito

Keeyth Vianna se inspirou no folclore brasileiro para criar método de ensino do instrumento para crianças

Cultura
Por Ocinei Trindade
31 de julho de 2018 - 16h45

Violinista, professora e agora escritora Keeyth Vianna (Foto: Reprodução)

A paulistana Keeyth Vianna se mudou para Campos aos quatro anos de idade, onde deu os primeiros passos na música. Formada pela Unirio, mora na capital fluminense há 13 anos, trabalha na Orquestra Nacional da Universidade Federal Fluminense, dá aulas de violino, e participa de programas da TV Globo, como “The Voice”. Ela acabou de lançar o livro “As Aventuras Musicais de Aipim- Aprendiz de Violino”, um método infantil para violino que se vale de personagens e canções do folclore brasileiro.

Keeyth Vianna explica que o livro é fruto do Mestrado em Práticas Musicais na Unirio, concluído em 2016. “A ideia surgiu da vivência na ong Orquestrando a Vida e no Centro Cultura Musical de Campos. Sentia falta de uma metodologia brasileira de violino. Então, questionei: por  que não usar o folclore brasileiro para ensinar violino?”. Após longa pesquisa e conclusão do Mestrado, ela foi convidada pela Musimed, maior editora brasileira de música para publicar a obra.

No dia 14, o livro “As Aventuras Musicais de Aipim- Aprendiz de Violino” foi lançado em Campos. Antes, a obra já foi apresentada no Rio, Niterói, Brasília, Salvador e Vitória. Em breve, será apresentado em Recife e em cidades mineiras. “O lançamento mais esperado foi em Campos, onde vivi na ong Orquestrando a Vida  e onde realizei meus testes com os garotos da orquestra. Há uma interdisciplinaridade proposta pelo livro com arte, música e literatura, explorando os aspectos lúdicos”, destaca a autora.

Keeyth é uma das instrumentistas do programa The Voice da TV Globo (Foto: Reprodução)

O livro recém-lançado foi adaptado para o teatro musical. “A história se passa dentro de uma floresta encantada brasileira, onde vivem personagens do folclore e um violinista que está em busca de um aprendiz. Esse  aprendiz  é iniciado no violino na companhia desses personagens. É um lindo espetáculo. Estou muito feliz com o lançamento do livro e com a adaptação”, diz Keeyth que realizou uma profunda pesquisa pedagógica. “Eu faço muitos cursos pedagógicos. Pouco a pouco, podem surgir mais livros, porém, são necessários vivência e pesquisa. O espetáculo musical é uma linda oportunidade de manter a tradição do folclore por meio da música clássica. É bom ver o desenvolvimento dos meninos e oferecer ao público beleza e encantamento por meio de uma obra que também é educativa e pedagógica”, avalia.

Keeyth Vianna também se dedica à música popular. Há sete anos, trabalha para a TV Globo com as edições de programas como “The Voice” e “Pop Star”. “Participei de todas as edições do “The Voice” e “Kids”. Gosto muito de lidar com música popular, além da sinfônica e educação infantil musical. Gravar discos e shows ao vivo, com artistas da música pop, também é um campo muito animador para se trabalhar”, compara.

Ela é autora do livro infantil que é também um método de violino (Foto: Divulgação)

Casada com o trumpetista espanhol Fran Pérez, a violinista não se afasta da música quase nunca. Desde menina, acostumou-se em família a viver a música integralmente. Ela é filha dos músicos Jony William Vilella e de Martha Vieira. “Ser casada com músico é ótimo. Eu comecei muito cedo, aos sete anos fui aluna do professor e maestro Luis Mauricio Carneiro. Tive acesso a vários instrumentos, mas optei pelo violino onde me encontrei. Venho de uma família de músicos. Fui influenciada, mas nunca obrigada. A música sempre foi algo muito prazeroso para mim. Há dificuldades na profissão, mas nunca voltaria atrás nessa decisão”, conclui.

Meu marido é músico. Francisco é trumpetista da Orquestra Nacional. Nos conhecemos em um festival na Alemanha. Ele é espanhol. Dividir a vida com alguém da música é mais fácil. Nossa família é musical. Isto não é essencial no casamento, mas para nós é ótimo.