×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Empresa particular começa trabalho de demolição do último pavimento do Hotel Flávio

Prédio é tombado pelo Coppam e sofreu desmoronamento parcial

Geral
Por Redação
17 de julho de 2018 - 16h54

Hotel sofreu desabamento parcial (Silvana Rust)

Uma empresa particular contratada pelos proprietários do Hotel Flávio já iniciou os trabalhos de demolição do quarto e último andar do prédio histórico, localizado no Centro de Campos dos Goytacazes. No final de junho, o prédio, que é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), sofreu um desabamento parcial.

Uma das herdeiras do Hotel Flávio, Maria Lúcia Lima, explicou que o trabalho de retirada dos entulhos e demolição do último andar já foram iniciados. Ela explicou que as providências foram tomadas assim que tomou conhecimento do desabamento.

“Manter a conservação de um prédio como este é caríssimo. Antes de o desabamento ocorrer, fizemos contato com a Prefeitura, mas não houve acordo”, comentou a proprietária.

A presidente do Coppam, Cristina Lima, revelou que os donos tentaram doar o Hotel Flávio à Prefeitura, mas que o processo não foi concluído, de modo que a responsabilidade pelas melhorias no local continuam sendo dos herdeiros.

“A atual administração já havia demostrado desinteresse na doação. Temos outros compromissos urgentes com o patrimônio arquitetônico da cidade, como concluir as obras do Palácio da Cultura e a reativação do Museu Olavo Cardoso. Por isso, seria um contrassenso assumir um prédio com uma demanda tão onerosa quanto o Hotel Flávio”, justificou Cristina Lima.

Em nota, a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Campos confirmou que os trabalhos de reparo foram iniciados logo após o desabamento parcial do quarto andar. Já de acordo com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, no momento, não há risco de novos desabamentos. Ainda segundo a Defesa civil, um estacionamento e o prédio do Cartório do 6º Ofício, localizados ao lado do Hotel Flávio, permanecem interditados.

O Hotel Flávio, que fica na Rua Carlos de Lacerda, foi construído ainda no século XIX e pertenceu aos familiares do Visconde de Araruama. Foi tombado pelo Coppam em 12 de setembro de 2013.