×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Rio de Janeiro confirma dois casos de sarampo

Campos oferece vacina gratuita contra a doença

Saúde
Por Redação
9 de julho de 2018 - 15h12

Vacina contra sarampo é gratuita (Foto: www.fvs.am.gov.br)

Dois pacientes do Rio de Janeiro tiveram diagnóstico de sarampo confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência do Ministério da Saúde. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9) pela Secretaria Estadual de Saúde. O Estado não registrava casos da doença desde o ano 2000.

Os dois casos confirmados são alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde, até o final da semana passada, havia 13 casos suspeitos de sarampo. Esses estudantes participaram de um encontro com jovens de vários estados brasileiros na cidade de Petrópolis, na região serrana fluminense.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as autoridades sanitárias da cidade do Rio realizaram uma vacinação de bloqueio no dia 3 de julho, na Faculdade de Direito, localizada no centro da capital fluminense.

A Secretaria de Saúde ressaltou que a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. A cobertura vacinal contra a doença para crianças de 1 ano no estado é 95%. Devem ser vacinadas as crianças de até um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Vacina em Campos — Como forma de precaução à reintrodução do sarampo no RJ, a Secretaria Estado de Saúde orientou aos municípios que divulguem à população a importância da vacinação contra a doença.

Em Campos, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que, em caso de não imunização, a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. As doses também podem ser encontradas no Centro de Saúde.

“É uma orientação como forma preventiva para que o Estado não registre mais casos da doença. Quem ainda não se vacinou, orientamos que atualize o cartão de vacina não somente contra o sarampo, mas também quanto às demais doenças em que são oferecidas as doses pelo SUS”, ressaltou a assessora chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.

Os principais grupos de risco para o sarampo são as pessoas de um a 49 anos de idade. Entre um e 29 anos são duas doses da vacina. Dentre os adultos, os trabalhadores de portos e aeroportos, hotelaria e profissionais do sexo apresentam maiores chances de contrair a doença, devido à maior exposição a indivíduos de outros países que não adotam a mesma política intensiva de controle da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.