×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Novidades e informações com o jornalista Aloysio Balbi

Notícias sobre economia, política, comportamento, sociedade, esportes e acontecimentos que marcam a semana

Blog dos Jornalistas
Por Coluna do Balbi
2 de julho de 2018 - 0h01

Prédio corre risco de sofrer novos desabamentos (Foto: Silvana Rust)

Bem que avisamos

Na edição de 08 de abril, o Jornal Terceira Via tinha como manchete “Tombados e quase caindo”. Na semana passada aconteceu o que era previsível: parte interna do hotel Flávio, que é tombado acabou caindo. Não seria a hora de agir?

Mais uma

Campos vai ganhar mais uma cerâmica. A Ferreira e Freitas Indústria solicitou à Prefeitura de Campos licença de instalação e operação na estrada Coronel Francisco Mota, na localidade de São Sebastião, na Baixada Campista. O setor, que é tradicional na cidade, vai fazer aumentar a produção de barro cozido e artefatos de cerâmica.

Eike sentimental

O mentor do Porto do Açu, o ex-oitavo homem mais rico do mundo, Eike Batista, vai visitar o complexo portuário que um dia habitou sua cabeça como seu maior empreendimento. Hoje, ele teria menos de 1% do negócio, e confiscado. A visita de Eike é sentimental e, por isso, a data não será divulgada. Pode acontecer amanhã ou até já pode ter acontecido. Vai lá saber!!

OAB

Vai ter batida de chapa na eleição da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Campos. O atual presidente Humberto Nobre vai enfrentar um nome de peso: o advogado Cristiano Miller que é pré-candidato. A eleição acontece em novembro deste ano e, Cristiano, por uma questão de respeito ao processo eleitoral e elegância, evita usar o termo candidatíssimo.

Bancos

Em se tratando de agências bancárias, Campos está bem servida e, pelo número, qualquer pessoa pode calcular o quanto de dinheiro é movimentado nesta cidade. São 35 agências bancárias e nove postos de atendimentos, ou seja, pequenas agências em interiores de empresas. Isso não incluiu as cooperativas de crédito e nem as lotéricas. É uma das cidades brasileiras com mais agências por número de habitantes.

Estreia

No último sábado, o vereador e advogado Cláudio Andrade estreou na Educativa FM, 107.5 um programa que leva seu próprio nome, com uma hora de duração, das 11 ao meio dia. Segundo o vereador, eleito com 2.217 votos, o programa será de utilidade pública, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Cláudio Agradece ao grupo IMNE pelo apoio cultural que entendeu a pertinência de um programa mais junto ao povo e em uma rádio de grande audiência.

Prêmio

Petrobras A Petrobras vai dar até R$ 40 mil em prêmio individual para jornalistas que vencerem a quinta edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo, cujas inscrições se encerram nesta segunda (2). Podem concorrer os trabalhos veiculados na mídia entre 11 de janeiro de 2017 e 10 de fevereiro de 2018. Como nas edições anteriores, o grande Prêmio Petrobras de Jornalismo será concedido à melhor reportagem entre todas as inscritas. Também será concedido o Prêmio Especial de Inovação para o trabalho que se destacar pelo exercício do jornalismo de forma inovadora, entre todos dos inscritos. A cerimônia de entrega de troféus acontece em novembro, na capital.

Som alto

A Postura Municipal não tem tolerado som alto em Campos. Nos últimos dias, pelos menos duas empresas foram multadas por promoverem publicidade com caixa de som fora dos limites estabelecidos por lei. Uma empresa fica localizada na Beira-Rio e a outra, uma farmácia na Rua Barão do Amazonas, no Centro. Juntos, os valores se aproximam de R$ 500. Pode-se dizer que o desrespeito à tranquilidade e ao sossego do próximo custou caro.

Basta

Já na avenida Pelinca, o bar que foi fechado por fazer barulho demais, está concluindo um tratamento acústico com vidros à prova de ruídos. Tomara que isso sirva de exemplo para os bares vizinhos, pois não se pode mais tolerar esse tipo de absurdo. Na Pelinca, no final das contas, paga-se caro para viver mal.

Luciano sai

O ex-jogador Luciano Viana, que se transformou em presidente do Americano Futebol Clube deixou o cargo. Alegou que precisava de mais tempo para cuidar dos negócios da família, mais precisamente uma cerâmica na Baixada Campista. Com isso, assumiu a condição de presidente do Clube o renomado advogado Carlos Abreu. É preciso muita atenção com o time de Campos.

Sempre foi

Por falar nisso, essa coisa de compra de estádios na região é antiga, sendo uma coisa quase natural na medida em que se tem a expansão do mercado imobiliário. Aconteceu com o Rio Branco há muitos anos, aconteceu com o estádio Jair Bitencourt, em Itaperuna e aconteceu com o Americano. Resiste bravamente o Goytacaz.

Empresário Renato Abreu (Foto: Silvana Rust)

Safra

O empresário Renato Abreu, presidente do conselho do Grupo MPE esteve em Campos na semana passada participando da missa que abriu a safra da Coagro. A usina Sapucaia, que foi comprada pelo MPE, e arrendada à Coagro, embora ainda em recuperação fiscal, entra na fase decisiva de saneamento, começando a pagar os devidos aos fornecedores tanto de cana, quanto de insumo. O MPE arrematou Sapucaia com um passivo enorme e quitou a dívida trabalhista. Segundo Renato Abreu, a empresa dirigida pelo engenheiro agrônomo Frederico Paes está em boas mãos e espera a melhor safra dos últimos quatro anos pela maior oferta de matéria-prima.

Irreversível

Pelo que se pode apurar está difícil o Centro de Interilidade do Norte Fluminense conviver no mesmo espaço do hospital Álvaro ALVIM. A crise foi parar no MP. O Centro que é uma referência nacional em reprodução humana não estaria recebendo seus repasses feitos diretamente ao hospital. É bom lembrar que existem mais de uma centena de embriões congelados no Centro. Só um parâmetro para medir o tamanho do problema.

Obras do Shopping

Há um ano, o Jornal Terceira Via divulgava a chegada do primeiro grande shopping em Guarus, empreendimento do empresário Joilson Barcelos. As obras estão prestes a começar, com a conclusão da limpeza do terreno, esta semana. O shopping vai gerar renda para o município com a contratação de mão-de-obra do setor da Construção Civil e promete movimentar não só a economia, mas a cultura da população de ir às compras perto de casa.

No museu

O Museu de Campos comemorou seis anos de existência. Ganhou de presente um quadro premiado do pintor Paulo Jorge Cabral de Mello. O Museu está para entrar em uma nova fase com muita pesquisa de garimpo de objetos que podem enriquecer o seu acervo.

Repaginando

A Rodoviária do Shopping Estrada vai passar por uma repaginação, finalmente. O presidente da Codemca, Vinicius Vieira quer que ela seja autossustentável e já instalou catracas eletrônicas no acesso às plataformas de embarque para ter controle da taxa cobrada pela prefeitura às empresas que utilizam o terminal.