×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Artista pernambucano se destaca em terra campista

Daniel Lima é escultor e morador do Farol de São Thomé; suas obras são bem recebidas e elogiadas

Cultura
Por Redação
2 de julho de 2018 - 15h34

O pernambucano Daniel Lima mora em Campos e esculpe arte sacra (Foto: Reprodução)

Extrair do barro a essência para esculpir obras de arte. Este é o talento do pernambucano Daniel Pereira Lima, morador da Praia do Farol de São Thomé, em Campos. Ele é responsável por uma série de obras sacras, além de utensílios e objetos de decoração. Seu trabalho vem chamando a atenção dos admiradores de esculturas e artesanatos. A arte sacra se destaca entre as suas atividades como escultor. Ele foi influenciado por nomes expressivos como Aleijadinho e Osmundo Teixeira.

Autodidata, Daniel Lima iniciou-se no ofício de escultor aos 12 anos de idade, na cidade onde nasceu, Tracunhaém. Os mestres e artesãos nordestinos serviram de inspiração. “Passei a juventude em minha cidade natal. Lá, a arte com o barro é rotineira. Desenvolvi minha arte graças à vivência e à proximidade dos artesãos locais. Acabei me apaixonando por trabalhar com o barro e transformá-lo a minha arte”, diz o escultor.

Além dos mestres do barroco brasileiro Aleijadinho e Osmundo Teixeira, Daniel se diz inspirado também pelo surrealismo e sensualidade do contemporâneo Francisco Brennand. O artista gosta de criar temas livres e abstratos. Em suas obras, utiliza de diversas técnicas como o rolinho, placas, blocos, repuxagem, fundição e torneamento. Daniel Lima também confecciona suas peças com ferramentas e tornos, além de construir os fornos para queima das obras, em seu ateliê em Farol de São Thomé.

E como surge a inspiração na hora de criar uma imagem sacra? “O barro permite os movimentos das mãos orientados por forças conscientes  e inconscientes. Uma vontade intensa de me expressar. Movimentos lentos ou rápidos, às vezes delicados ou brutos e agressivos”, revela. Além do trabalho em barro, Daniel Lima desenvolve temas em papel machê, com reutilização de objetos.

Daniel também ensina modelagem em barro. Um de seus sonhos é difundir a técnica de esculpir imagens e descobrir novos talentos para a arte da escultura. “Meu objetivo é despertar a criatividade e sensibilidade das pessoas para a arte. Trata-se de uma habilidade que ajuda no resgate da autoestima por meio da produção artística”, considera.