×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Blog dos Jornalistas: Jorginho Virgílio pede cabeça de Arenari e critica Saúde

Vereador também disparou contra o que chama de "problema do Fundecam", que seria inadimplência crônica dos tomadores

Blog dos Jornalistas
Por Redação
28 de junho de 2018 - 11h09

(Foto: Silvana Rust)

O vereador Jorginho Virgílio convocou a imprensa para uma coletiva, em seu gabinete, na Câmara de Campos, na manhã desta quinta-feira (28). Aos jornalistas, ele afirmou que pediu ao prefeito Rafael Diniz (PPS), na semana passada, a exoneração do secretário municipal de Educação Brand Arenari. O motivo seria a “falta de gestão” na pasta.

“Não houve um avanço sequer durante a gestão de Arenari”, afirmou, completando: “Falta educação ao secretário de Educação”.

O vereador também fez críticas à secretária de Saúde Fabiana Catalani. Para Jorginho, como Arenari, ela seria “ausente”. Ele denunciou que a secretaria de Saúde estaria “mascarando os números da chikungunya”. Fontes teriam informado ao vereador que a quantidade real de casos “seria o dobro ou até o triplo da divulgada pela Prefeitura”.

“Fabiana Catalani não tem mais condições de permanecer à frente da Saúde de Campos”, sentenciou.

Por fim, Jorginho denunciou a inadimplência crônica dos tomadores de crédito do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que se arrasta pelas últimas gestões e continuou sem solução no governo Rafael Diniz.

“Os empresários vieram, pegaram empréstimo, fecharam suas fábricas, demitiram e foram embora sem pagar o que deviam ao município. A princípio, o rombo chega a R$ 300 milhões”, garante.

Jorginho informou, ainda, que continua integrando a base do governo. No entanto, ele não sabe como suas declarações “serão encaradas pelo Prefeito”.

“O fato de integrar o governo não me impede de denunciar o que entendo como errado. Como o próprio prefeito Rafael Diniz dizia quando era vereador, ‘a Câmara não pode ser um puxadinho do Cesec (sede da prefeitura)”, finalizou.

No final da tarde desta quinta-feira, por meio de nota, a Prefeitura de Campos informou que o diálogo é mantido com todos os representantes do poder legislativo e lembrou que toda crítica construtiva é sempre bem-vinda.

“É importante ressaltar que todos os dados sobre chikungunya, as ações da Vigilância em Saúde e a preocupação da equipe no combate à doença, foram debatidas na Câmara neste mês durante apresentação Quadrimestral de Contas da pasta. Ainda é importante frisar alguns avanços na Saúde, como retomada de exames no Hospital Geral de Guarus (HGG); mutirões para realização de avaliações gratuitas para prevenção do câncer de mama e de próstata; climatização do hospital que estava há seis anos sem funcionar; realização de mais de 5 mil consultas oftalmológicas nos últimos meses. Já no Hospital Ferreira Machado (HFM), a gestão iniciou zerando a demanda reprimida de cirurgias ortopédicas; entregou da nova sala de politrauma. E ainda teve a entrega da Unidade Pré-Hospitalar de Travessão, uma reivindicação de anos da população”, informou a nota.

Em relação à Educação, a prefeitura também falou sobre avanços. “Muitos avanços foram conquistados, apesar das dificuldades financeiras, como economia de cerca de R$ 20 milhões com reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar; reabertura de 30 laboratórios de informática de escolas da rede municipal, após quase oito anos inativos, e nove laboratórios de ciências; criação de uma série de projetos pedagógicos e de promoção da cidadania, como as Olimpíadas Municipais de Matemática e o Projeto Escola em Ação; reativação do Programa Saúde na Escola, que promove saúde integral dos estudantes e que em um ano atendeu mais de 2.800 alunos em 10 escolas; parcerias com universidades que resultaram em capacitação para professores da rede e, dentre outros projetos, em cursos profissionalizantes para os nossos estudantes no IFF, entre outros”.