×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Após ser duramente criticada por vereador, prefeitura convoca coletiva de imprensa

Secretaria de Saúde quer discutir os casos de chikungunya registrados na cidade

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
28 de junho de 2018 - 16h46

Fabiana Catalani e Rafael Diniz: secretária de Saúde e prefeito (Foto: Silvana Rust)

Após a denúncia do vereador de Campos Jorginho Virgílio, de que a Prefeitura estaria ocultando casos de pacientes com Chikungunya, na cidade, o poder público divulgou que vai promover uma coletiva de imprensa, na sexta-feira (29). A reunião está marcada para às 10h, e será organizada por representantes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Comitê de Arboviroses. O evento vai acontecer na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro da Pecuária.

“Na ocasião, será abordado o quadro atual de chikungunya no município”, adiantou a assessoria de comunicação da prefeitura. Na manhã desta quinta-feira (28), o vereador Jorginho Virgílio convocou uma coletiva de imprensa. Além de denunciar supostas irregularidades na divulgação de pacientes com chikungunya, o vereador disparou que há falta de gestão na Secretaria de Educação do município, acrescentando que não houve avanço na gestão de Brand Arenari.

Virgílio criticou também a atuação da secretária de saúde, Fabiana Catalani. “Ela é ausente”, disparou.

No final da tarde desta quinta-feira, por meio de nota, a Prefeitura de Campos informou que o diálogo é mantido com todos os representantes do poder legislativo e lembrou que toda crítica construtiva é sempre bem-vinda.

“É importante ressaltar que todos os dados sobre chikungunya, as ações da Vigilância em Saúde e a preocupação da equipe no combate à doença, foram debatidas na Câmara neste mês durante apresentação Quadrimestral de Contas da pasta. Ainda é importante frisar alguns avanços na Saúde, como retomada de exames no Hospital Geral de Guarus (HGG); mutirões para realização de avaliações gratuitas para prevenção do câncer de mama e de próstata; climatização do hospital que estava há seis anos sem funcionar; realização de mais de 5 mil consultas oftalmológicas nos últimos meses. Já no Hospital Ferreira Machado (HFM), a gestão iniciou zerando a demanda reprimida de cirurgias ortopédicas; entregou da nova sala de politrauma. E ainda teve a entrega da Unidade Pré-Hospitalar de Travessão, uma reivindicação de anos da população”, informou a nota.

Em relação à Educação, a prefeitura também falou sobre avanços. “Muitos avanços foram conquistados, apesar das dificuldades financeiras, como economia de cerca de R$ 20 milhões com reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar; reabertura de 30 laboratórios de informática de escolas da rede municipal, após quase oito anos inativos, e nove laboratórios de ciências; criação de uma série de projetos pedagógicos e de promoção da cidadania, como as Olimpíadas Municipais de Matemática e o Projeto Escola em Ação; reativação do Programa Saúde na Escola, que promove saúde integral dos estudantes e que em um ano atendeu mais de 2.800 alunos em 10 escolas; parcerias com universidades que resultaram em capacitação para professores da rede e, dentre outros projetos, em cursos profissionalizantes para os nossos estudantes no IFF, entre outros”.

Leia também: Blog dos Jornalistas: Jorginho Virgílio pede cabeça de Arenari e critica Saúde