×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos é a única cidade do Estado a ter autódromo

A construção do empreendimento foi anunciada em primeira mão na Coluna do jornalista Aloysio Balbi

Campos
Por Redação
19 de junho de 2018 - 16h51

Área construída é de 2.400 metros quadrados (Foto: divulgação)

Conforme anunciou em primeira mão em sua coluna, o jornalista Aloysio Balbi, Campos tem seu autódromo. O maior município do interior do Estado do Rio, Campos dos Goytacazes, é conhecido por ser a cidade do petróleo. E, agora, também será referência na construção do primeiro autódromo do estado. O grande empreendimento está sendo construído na RJ-216, na localidade de Ponto de Coqueiro, na Baixada Campista, em uma área de 2.400 m².

Até a construção do autódromo no município, o único que existia no estado era em Jacarepaguá, que foi desativado e demolido no ano de 2012 para os Jogos Olímpicos de 2016. O projeto está sendo comandado por três empresários, que apesar de estarem animados com a inauguração, ainda preferem manter a discrição.

Um dos empreendedores, que deu alguns detalhes ao Jornal Terceira Via, Fabrício Maciel, contou que a ideia de fazer uma pista na cidade surgiu dele. “Eu sempre viajava para lugares longes para praticar a atividade, então por ser muito cansativo, pois levava dias na estrada, de moto, até chegar ao destino, resolvi fazer a proposta a mais dois amigos que gostaram da ideia e hoje estão comigo nesse projeto”, disse o sócio proprietário que conheceu o terreno através de um outro amigo e decidiu no local iniciar seu sonho, já que desejava uma área grande e em um local sem muita exposição. “Nossa cidade é muito boa em vários aspectos, como por exemplo, no âmbito comercial, em redes de hotelarias e também para quem gosta da noite, que oferece várias opções, então, eu acho que com mais este projeto, a cidade só tem a ganhar”, ressaltou Fabrício.

A conclusão da obra está prevista para acontecer no meado de 2019, quando será a inauguração. O local contará com a pista, um restaurante, banheiros e área de recreação infantil, ou seja, um local para curtir com a família.

Fabrício Oliveira é um dos proprietários do autódromo (Foto: Silvana Rust)

De acordo com Fabrício, os detalhes ainda estão sendo Pista é a única do estado do Rio de Janeiro e está sendo construída na Baixada Campista para grandes eventos Autódromo perto da largada estudados, mas já se sabe que o local não será usado para grandes eventos. “Queremos usar o espaço especificamente para o uso do treino de corridas e arrancadas de motos e carros, então queremos trazer as pessoas do município e de outros estados para treinar e, quem sabe um dia, trazermos um campeonato nacional para o nosso autódromo”, explicou Fabrício.

Para os amantes do esporte e motoristas que desejam participar de treinos no autódromo, o sócio proprietário do local explicou que um site será criado para que os interessados se cadastrem e possam alugar a pista. “Ainda estamos vendo a melhor forma de fazer esse site, mas já podemos adiantar que os preços serão acessíveis e que todas as pessoas que passarem por aqui irão aprovar o projeto”, finalizou Fabrício.

Além de toda a esfera de entretenimento, o autódromo também contará com um grande sistema de segurança para os treinadores, com uma equipe brigadista e ambulâncias em casos de acidente. O valor utilizado na obra não foi divulgado, mas todo o orçamento é privado, necessitando apenas de licenças da prefeitura.

Stock Car (Profissional)
A StockCar Brasil (também chamado de Campeonato Brasileiro de Stock Car) é uma modalidade de automobilismo do Brasil criada em 1979. Iniciou como monomarca, tendo o apoio da Chevrolet. Com o passar dos anos, outras marcas entraram e saíram da categoria como Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot.

Foi criada em 1977 para ser uma alternativa à extinta Divisão 1 (D1), que corria com as marcas Chevrolet (Opala) e Ford (Maverick). Isso ocorreu pelo desinteresse do público e dos patrocinadores por se tornar uma categoria monomarca, dada à superioridade dos modelos Chevrolet. Para que isso não ocorresse, a General Motors criou uma nova categoria, que unia desempenho e sofisticação.

O nome foi um golpe de mestre, pois além de emular o nome da famosa categoria americana, a NASCAR, desviava a atenção da marca única. A primeira prova ocorreu em 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A criação da categoria foi a melhor resposta a um antigo anseio de uma comunidade apaixonada por carros de corrida, ou seja, uma categoria de Turismo que unisse desempenho e sofisticação.

O regulamento foi criado para limitar os custos, procurando equilíbrio, sem comprometer as performances dignas das competições internacionais. A primeira edição contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros de 4 100cm3. A pole position da estreia foi do carioca José Carlos Palhares, o Capeta, com o tempo de 1min 23s 00. A prova foi vencida por Affonso Giaffone.

Leia também: Coluna do Balbi: os fatos mais importantes da semana no Brasil e no mundo